Câmara Municipal promove proximidade da Saúde à população
A Câmara Municipal tem trabalhado no sentido de levar cada vez mais perto os cuidados de saúde à população, promovendo parcerias como a ULSAM - Unidade Local de Saúde do Alto MINHO e as USF - Unidades de Saúde Familiar do concelho, bem como com outras instituições concelhias.
No 9º encontro das Unidades de Saúde Familiar do Alto Minho, o Presidente da Câmara solicitou "uma maior aproximação aos arcuenses e um serviço que vá de encontro às necessidades da população".
Este 9º Encontro foi organizado pela Unidade de Saúde Familiar - Uarcos e contou com a presença do Presidente da ULSAM, Dr. Franklim Ramos, e mais de 100 profissionais de Saúde do Alto Minho.
Há uma equipa da ULSAM e dos Cuidados de Saúde Primários que estão a elaborar um projeto, "Saber Viver..... com a Diabetes", visando a promoção de estilos de vida saudáveis. Esta situação irá permitir que muitos destes doentes não tenham de se deslocar aos Hospitais, ficando em grande percentagem a ser controlados pelo seu médico de família, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez.
Passarão a existir a partir de Janeiro de 2016, especialidades com apoio de consultadoria no Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, a referir Cardiologia já implementada e Endocrinologia na área da diabetes.
Esta conjugação de sinergias também se verifica ao nível das Escolas, nomeadamente com o desenvolvimento de atividades com os alunos de promoção de saúde oral, da educação alimentar e de educação sexual.
A Câmara também apoiou a iniciativa Arcos com + Vida, organizada pela Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM). Um evento que trouxe a Arcos de Valdevez mais de 50 estudantes de medicina de todo o País e veio dar continuidade ao realizado há cerca de um ano, nomeadamente o "Aldeia Feliz". Num modelo muito mais abrangente que incluiu atividades em jardins-de-infância, creches, 4º, 9º e 12ºanos e lares, abrangeu todos as instituições públicas e privadas, atividades de rua, rastreios, visitas porta-a-porta, sessões em lares, atividades com idosos não institucionalizados e atividades para jovens.
Outra iniciativa no âmbito da Saúde foi a celebração de um protocolo entre a Câmara Municipal, a ULSAM e a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez no sentido de estabelecer uma parceria para a prestação de cuidados paliativos gratuitos no domicílio.
Da parceria com a ULSAM também resultaram as obras levadas a cabo pela Câmara Municipal de "Requalificação Urbana da envolvente ao Centro de Saúde", no valor de 160 mil euros, sendo melhorados os acessos ao Centro de Saúde e construído um parque de estacionamento público para cerca de 50 veículos ligeiros, incluindo lugares para pessoas com mobilidade condicionada.
Já a ULSAM executou a empreitada de "Requalificação da envolvente do Centro de Saúde de Arcos de Valdevez", bem como realizou as obras no Centro de Saúde, tendo melhorado as instalações das três USF, a área de atendimento e administrativa, os serviços de saúde pública e de cuidados à comunidade, estando previstos trabalhos na área da consulta aberta.
Toda esta intervenção da Câmara Municipal junto das entidades ligadas à saúde é realizada a pensar no bem-estar da população, pois contribuem para a melhoria da acessibilidade dos utentes e das condições de trabalho dos profissionais de saúde e para a melhoria da prestação dos cuidados de saúde e apoio à população arcuense.