Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Google Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar

Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar  - PIICE

 

Os Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICE), foram criados através dos avisos NORTE-66-2016-28 e NORTE-66-2016-29, em que as Entidades Intermunicipais da Região do Norte foram convidadas a apresentarem as suas propostas de PIICE bem como das operações que os consubstanciam.

Estes Planos, visam contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos da Região do Norte, reduzindo as saídas precoces do sistema educativo, combatendo o insucesso escolar (taxas de desistência e de retenção), reforçando a equidade no acesso à educação pré-escolar e aos ensinos básico e secundário e melhorando a qualidade e a pertinência das aprendizagens e das competências adquiridas.

Na região da CIM Al Minho foi criado o PIICE “Alto Minho – School4all”, sendo que cada Município desenvolve o seu plano especifico.

 

O School4all – Arcos de Valdevez tem subjacente os seguintes projetos âncora:

Terra Educa: O caminho para a sustentabilidade

Visa desenvolver um conjunto de atividades de divulgação, partilha e boas práticas para a sustentabilidade, associadas às manifestações do património imaterial, cultural e natural.

Criarte - Promoção do Espirito Criativo no Alto Minho

Fomentar nos alunos, um ambiente favorável ao conhecimento à valorização do espírito criativo e inovador, orientado para a valorização económica dos recursos culturais e criativos da região.

Oficinas Criatividade Himalaya

Dinamizar um espaço dedicado à experimentação, conhecimento e divulgação da ciência e da cultura científica

Sala de Aulas do futuro:

Pretende equipar a escola com uma sala de aula moderna, criando um ambiente onde se potenciará as aprendizagens, recorrendo a metodologias que favorecem a mudança educativa e a possibilidade de desenvolvimento de competências essenciais para o séc. XXI.

Equipa multidisciplinar

 Assegurar o acompanhamento em permanência dos alunos, designadamente aqueles que revelam maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco, absentismo escolar, dirigindo a sua intervenção ao nível da capacitação destes alunos e dos seus pais / educadores.

Top