Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Perguntas frequentes

  • Até quando posso realizar a minha inscrição enquanto voluntário?

    Em determinados projetos, nem sempre se poderá candidatar, deve estar atento aos prazos de candidatura. No entanto, tem ao seu dispor o Banco Municipal de Voluntários [hiperligação para a ficha de candidatura], aqui, pode inscrever-se a qualquer momento e será contactado para as oportunidades de voluntariado que melhor conjuguem os seus interesses e disponibilidade com as da entidade acolhedora!

  • Sou menor de idade. Também posso ajudar?

    Sim! Embora grande parte das atividades de voluntariado sejam para maiores de 18 anos, jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos também poderão integrar o Banco Local de Voluntariado, desde que sejam portadores de uma autorização do respetivo encarregado de educação

  • Voluntariado é só para jovens?

    Não. Apenas pomos limites na idade mínima, por questões legais. Todos os que se sintam capazes de ingressar no desafio do voluntariado podem ser voluntários! Faremos o possível para encontrar o projeto ideal para todos.

  • Sou pessoa com deficiência também posso ser voluntária?

    Sim!

  • Perco benefícios fiscais ao voluntariar?

    Não. As despesas estão cobertas pela Associação Acolhedora ou pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Saiba mais sobre os seus direitos e deveres enquanto voluntário aqui [hiperligação]

  • Qual o percurso da minha candidatura?

    Candidatura> Entrevista> Formação> Acolhimento> Supervisão
    Não se assuste! A entrevista acontecerá apenas quando necessário e servirá como meio para um melhor entendimento de quem são, o que querem e o que precisam os nossos voluntários.

  • Quantas horas preciso de disponibilizar para ser voluntário?

    O número de horas que disponibiliza para o serviço voluntário varia de acordo com o projeto em que se insere. Pedimos, sobretudo, compromisso, consistência e responsabilidade para com a atividade a que se propõe; o número de horas será feito de acordo com a sua disponibilidade e a da organização acolhedora!

  • Trabalho por turnos e tenho dificuldades em definir um horário permanente, isso será uma dificuldade para fazer voluntariado?

    Não. Posteriormente, em conversa podemos discutir melhor a disponibilidade e conciliação dos horários de voluntariado com os horários de trabalho. Há atividades que requerem regularidade nos horários e, por isso, não será possível fazer parte destas. No entanto, outras atividades estão disponíveis onde conseguirá conciliar o seu horário.

  • Que tipo de formação é necessário para ser voluntário?

    Regra geral, não há pré-requisitos para o exercício de trabalho voluntário. No local de ação terá a formação específica necessária ao seu trabalho.

  • Vou ter despesas com o voluntariado?

    Não. As despesas estão cobertas pela Associação Acolhedora ou pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Saiba mais sobre os seus direitos e deveres enquanto voluntário aqui [hiperligação]

  • O voluntariado tem fundamento religioso? E político?

    Não. O voluntariado é uma atividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando de uma forma livre, responsável e organizada, na solução dos problemas que afetam a sociedade em geral. Esta atividade pode acontecer em espaços de culto religioso ou políticos, mas não implica uma partilha de crenças além da entreajuda.

  • Como recrutar voluntários?

    A organização que necessite de voluntários tem aqui [hiperligação] disponível um formulário onde, aqueles inscritos no Banco Municipal de Voluntariado que se enquadrem nos parâmetros requeridos pela organização, serão contactados e encaminhados para a organização.

  • Que tipo de tarefas são executadas por um voluntário?

    As tarefas do voluntário variam em função do projeto a que se compromete. Informe-se melhor acerca dos diversos projetos em curso aqui [hiperligação] e das diversas atividades e tarefas aqui [hiperligação].

  • Fui rejeitado como voluntário e agora?

    A sua candidatura fica inserida no banco de voluntários pelo prazo de um ano, se neste momento não há nenhuma atividade em que se possa inserir, aguarde contacto. Se já fez a candidatura há mais de um ano não se esqueça de se recandidatar aqui [hiperligação]! Além disso, há novas oportunidades que surgem com alguma frequência, veja as novas missões aqui [hiperligação].
    Não se esqueça! O voluntariado é uma forma altruísta de ajudar a comunidade ao seu redor. Pratique a sua cidadania de outro modo: entregue uma refeição quente a alguém que precise, doe o seu tempo a falar com um vizinho; acolha um animal até encontrar uma família permanente para ele.

  • Se decidir ou precisar de sair do banco de voluntários como devo proceder?

    A decisão de saída, sempre que possível, deve ser declarada atempadamente. Relembre-se que há quem dependa do seu trabalho solidário para manter qualidade de vida. Se neste momento não se encontra a exercer voluntariado, mas está inscrito no Banco de Voluntários, envie email com a sua decisão para […email…] e o seu nome será retirado da atual lista de voluntários disponíveis a ser contactados para novas oportunidades. Mais tarde, poderá voltar a recandidatar-se.

  • Durante quanto tempo posso ser voluntário?

    Pode ser voluntário durante o tempo que quiser! As ações de voluntariado variam no seu tempo; pode ser voluntário por um dia e nunca mais retornar ou a longo prazo seja em projetos regulares ou projetos esporádicos em que embarca frequentemente.

  • Tenho receio de não me identificar com todas as tarefas de uma área que gosto, e agora?

    No local de ação terá formação e oportunidade de lidar com diferentes atividades. Se, de antemão, sabe que haverá certas atividades que não se sente à vontade a realizar, podemos discuti-las melhor em conversa. No espaço de ação do serviço voluntário terá um período experimental onde verá se se identifica com a missão e se está disposto a assumir o compromisso!

  • Tenho de ter nacionalidade portuguesa para voluntariar?

    Não. Para participar tem de ser de nacionalidade portuguesa e ser residente em Portugal ou (no caso de não ser de nacionalidade portuguesa) ter visto de residência permanente no país.

Top