Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Google Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Perguntas frequentes

  • As frações que colocamos no ecoponto são todas misturadas após a recolha?

    Não. As frações Vidro, Papel/Cartão e as embalagens são recolhidas pela Resulima, S.A. com viaturas com separação física no interior e são levados para um centro de triagem. Aqui, após a separação por fileira de resíduo, são compactados e enfardados, para posteriormente serem transportadas para as unidades de reciclagem.

  • O que acontece às embalagens usadas que se colocam nos ecopontos?

    Depois de recolhidas, as embalagens usadas são encaminhadas para uma Estação de Triagem, onde são submetidas a uma separação ainda mais rigorosa por tipo de material. Por exemplo, os metais são separados em ferrosos e não ferrosos; os plásticos em PVC, PET, PEAD, PP entre outros. A triagem confere aos resíduos a homogeneidade e qualidade necessárias à sua reciclagem. Depois deste processo de seleção, os resíduos de embalagens são enfardados por tipo de material e reencaminhados através da Sociedade Ponto Verde, para empresas que procedem à sua reciclagem.

  • Posso entregar resíduos nas instalações do Ecocentro de Oliveira?

    Sim. O Ecocentro da empresa Resulima, S.A. em Oliveira recebe: embalagens de plástico e metal, garrafas de vidro, papel e cartão, "monstros", verdes, pneus e entulho.

  • O que fazer aos óleos alimentares usados?

    O óleo resultante dos fritos deve ser colocado numa garrafa de plástico bem fechada, ou num saco de plástico bem fechado e sem ar, colocado nos oleões disponíveis no espaço público. Se no seu caso se trata de um restaurante e tem uma grande quantidade de óleo, contacte-nos através do número 258520500.

  • Que destino devo dar ao óleo do meu carro?

    Deve entrega-lo numa oficina autorizada e com “boas práticas” ambientais. Por ser muitíssimo contaminante nunca deve deitar o óleo para o esgoto ou para uma sarjeta da via pública.

  • Como participar uma anomalia?

  • Pedido de Recolha de Objetos de Grandes Dimensões

  • Posso utilizar um sistema de compostagem caseira para depositar os resíduos orgânicos da minha habitação?

    Sim. A instalação deste tipo de equipamentos está especialmente indicada para vivendas com espaço de jardim, onde existam as condições para manter o processo de compostagem e aplicar o composto produzido.
    A promoção da compostagem caseira é uma importante medida para a redução da quantidade de resíduos a enviar para tratamento, que é a primeira das medidas incluídas na hierarquia da gestão de resíduos e, como tal, é recomendada como uma prática ambientalmente sustentável.
    Existem vários tipos e modelos de equipamentos destinados à compostagem caseira de resíduos orgânicos, à venda no comércio.
    A escolha do equipamento deverá, essencialmente, ter em conta critérios como o preço de aquisição, o volume do compostor e a área necessária para colocar o equipamento.

Top