PRESIDENTE DA CÂMARA PROMOVE CONCELHO NA CÂMARA DE COMÉRCIO E INDÚSTRIA LUSO FRANCESA
João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, marcou presença no passado dia 26 de fevereiro, no seminário “Setor da Metalomecânica em Portugal”, promovido pela Câmara do Comércio e Indústria Luso-Francesa em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. Este seminário teve como objetivo atrair e facilitar a implantação de empresas francesas em Portugal na área do setor da metalomecânica e promover as parcerias com empresas portuguesas. Nesta sessão, João Manuel Esteves, teve a oportunidade de estabelecer contactos com promotores e empresários ligados ao setor e apresentar as potencialidades e os incentivos ao investimento existentes no Concelho. De referir, que estiveram presentes várias dezenas de empresários franceses, nomeadamente da PSA, Renault, Faurecia, Sarreliber entre outros. A este nível, acresce referenciar a intervenção do Diretor da unidade de produção, da Multinacional Sarreliber - Transformação de Plásticos e Metais S.A., em Arcos de Valdevez, Miguel Carbon, onde referiu a sua satisfação pela opção de investir em Arcos de Valdevez, não só pelas vantagens e incentivos à instalação empresarial no Concelho, como também, pelo profissionalismo dos trabalhadores. É no seguimento desta política de atração de investimento, que Arcos de Valdevez irá receber no parque empresarial das Mogueiras uma nova unidade de produção da Multinacional Francesa Eurocast Portugal, ligada ao setor automóvel. Este é um investimento de 23,4 milhões de euros que irá decorrer até 2017 e criará 130 postos de trabalho. João Manuel Esteves aproveitou ainda a ocasião para junto do Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, solicitar o apoio do governo na atração de investimento e no reforço das infraestruturas de competitividade em Arcos de Valdevez, nomeadamente ao nível da mobilidade.
A Câmara Municipal está a instalar a fibra ótica nos três parques empresariais existentes no Concelho e atualmente encontra-se a executar obras de ampliação nos parques empresariais de Paçô e das Mogueiras. Nesse âmbito e com base numa política de dinamização do investimento, de geração de emprego e rendimento, o Executivo Municipal tem criado uma crescente proximidade à nossa comunidade de emigrantes, às entidades nacionais e internacionais de apoio ao investimento, para que Arcos de Valdevez fortaleça a sua atratividade.
INCENTIVOS AO INVESTIMENTO EM ARCOS DE VALDEVEZ
- Terrenos infraestruturados a preços simbólicos nos parques empresariais;
- Isenção de derrama;
- Redução em 50% das taxas municipais para projetos de investimento;
- “Via Verde” para o investimento: medida de acompanhamento integrado e redução em 50% dos prazos para licenciamento,
- Atribuição de um apoio a empreendedores através do Fundo Municipal – ARCOSFINICIA;
- Incentivos à Reabilitação Urbana (ARU), onde está prevista a redução do IVA de 23% para 6% nas empreitadas, a isenção de IMT, a isenção de IMI, a dedução à coleta de 30%, e a redução em 50% das taxas de licenciamento municipal;