Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Google Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Reserva Mundial da Biofesra

imagem

Arcos de Valdevez, situado no Vale do  Lima, é um cenário de pura beleza, onde se respira ar puro e tradições.

Um território classificado como Reserva Mundial da Biosfera.

Segundo a Unesco, as Reservas da Biosfera são “laboratórios vivos” para a “conservação de paisagens, ecossistemas e espécies, o desenvolvimento sustentável a nível social, económico, cultural e ecológico”. São também “plataformas de investigação, monitorização, educação e sensibilização”.

A Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurês (RBTGX) foi declarada em 27 de Maio de 2009, pela UNESCO e está localizada na Comunidade Autónoma da Galiza (Espanha) e na Região Norte de Portugal. Abrange uma área total de 267.958 hectares.

Inclui os territórios do Parque Nacional da Peneda-Gerês e do Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xurês e concelhos abrangidos de ambos os lados da fronteira.
Território caracterizado pelas serras e planaltos galaico-portugueses e por uma densa rede de linhas de água, de onde se destaca o amplo vale do rio Lima. A orografia, a altitude, as características geológicas e a grande disponibilidade de água, dão lugar a habitats de grande riqueza florística, de onde se destacam formações de matos, de floresta, charnecas e pântanos. Regista-se a presença de 117 espécies endémicas da Península Ibérica e de 2 exclusivas desta área. Na fauna, destacam-se 204 espécies protegidas a nível nacional e/ou internacional e 71 espécies com estatuto de ameaça.
O património histórico inclui uma variedade de representações da ocupação neolítica, uma representação importante da ocupação romana e numerosos exemplos de arquitetura medieval. Curiosos povoados, arquitetura em socalcos, paradas de espigueiros, prados de lima, entre outros, revelam uma engenhosa adaptação dos habitantes às características do meio.

O elevado valor do património natural, a diversidade e beleza paisagísticas, as características topográficas de montanha e as condições climatéricas conferem à região um forte potencial turístico.

Reúne as condições favoráveis ao desenvolvimento de atividades económicas relacionadas com os recursos endógenos, nomeadamente a agricultura, a pecuária e o turismo de natureza potenciando a promoção de um desenvolvimento sustentável.

Sítio oficial da Reserva Mundial da Biosfera

Top