Vamos Apoiar o Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência
Há muitos anos que se pretende criar uma reposta social para apoiar a deficiência em Arcos de Valdevez. No entanto, tal não tem vindo a ocorrer devido a diversas razões, tais como a falta de instalações adequadas ou a falta de financiamento por parte da Segurança Social para o funcionamento deste apoio. Também no passado, foi disponibilizado um edifício à APPACDM para instalação de uma resposta social no âmbito da deficiência não se tendo concretizado, o que motivou a procura de soluções alternativas.
Fruto dessas circunstâncias, em 2008 foi constituída a associação "ADESVAL- Associação de Desenvolvimento Social de Arcos de Valdevez" que tem por fim o acolhimento, a promoção e a dignificação da pessoa com deficiência, sendo associados a Câmara Municipal, a Epralima e a APPACDM de Viana do Castelo.
Para a concretização deste objetivo, a ADESVAL adquiriu o antigo Seminário à Confraria de Nossa Senhora da Peneda, para aí instalar o lar residencial e o centro comunitário de apoio a pessoas com deficiências. A fim de se criarem condições financeiras para esta aquisição, a Câmara Municipal assinou um protocolo de colaboração com esta associação.
Em 2011, devido a diversas vicissitudes, a ADESVAL verifica que não tem condições para levar avante o projeto. Assim, foi solicitado à Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez que ficasse com a posição da ADESVAL no contrato de aquisição do imóvel, no protocolo com o Município e no desenvolvimento da valência social de apoio à pessoa com deficiência. A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal deliberam nesse sentido em Junho de 2011.
A Santa Casa já elaborou o projeto desse centro de apoio, que já se encontra aprovado pelos Serviços Técnicos da Segurança Social. De momento espera-se vir a obter financiamento para a sua construção no novo quadro comunitário de apoio.
Entretanto, no final de 2013 e princípios de 2014, realizaram-se vários encontros com a Santa Casa da Misericórdia e a APPACDM de Viana do Castelo, tendo sido colocada a possibilidade de se iniciar o apoio a deficiências em instalações provisórias. Com esse objetivo, foram realizadas reuniões com a Segurança Social, que vieram a confirmar a possibilidade da instalação de um CAO - Centro de Atividades Ocupacionais para 30 utentes e ainda um Lar Residencial para 15 utentes no Hospital de S. José, propriedade da Santa Casa. Considerando o exposto, a Santa Casa vai avançar com a concretização do projeto durante este semestre, tendo afirmado nas reuniões havidas estar disponível para o concretizar com os parceiros sociais, nomeadamente a APPACDM.
De momento, e contrariamente ao que tem sido veiculado, talvez devido a desconhecimento da situação, tudo se encaminha para que, pela primeira vez em Arcos de Valdevez, venham a existir instalações para apoiar as pessoas com deficiência.
Este é um projeto que, em vez de nos dividir sobre "quem faz o quê", nos deve unir em torno do objetivo comum que é o de apoiarmos os que precisam. Esperamos contar com a força, o empenho, a dedicação e o trabalho de todos em prol de um concelho mais coeso e solidário.
O Presidente da Câmara Municipal,
Dr.João Manuel Esteves