Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Fundo de Apoio às pequenas e Médias Empresas Arranca em Arcos de Valdevez

Pa015284 1 1024 2500
02 Outubro 2008
Município de Arcos de Valdevez

Realizou-se ontem no Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez a cerimónia oficial da assinatura do programa ARCOSFINICIA. Este programa directamente ligado ao empreendedorismo, trata-se de um Fundo de Financiamento de Iniciativas Empresariais de Interesse Regional enquadrado no Eixo III do Programa FINICIA, cujo principal objectivo é constituir-se como principal veículo de financiamento das pequenas e micro empresas com estabelecimento estável em Arcos de Valdevez.
Tem como parceiros o Município de Arcos de Valdevez, a Caixa Geral de Depósitos, a Norgarante - Sociedade de Garantia Mútua, a Associação para o Centro de Incubação de Base Tecnológica do Minho e o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação.ARCOSFINICIA
O Fundo é de 250. 000 Euros - 20% financiado pelo Município de Arcos de Valdevez, na forma de subsídio reembolsável e 80% pela Caixa Geral de Depósitos, mediante empréstimos de médio e longo prazo, oferecendo a CGD a taxa Euribor 3M, mais 1% sobre 80% do financiamento e 20% do financiamento sem juros.
Foi com sala cheia que se deu início à cerimónia que contou com a presença de Manuel Espírito Santos Paulino, da Direcção de Particulares e Negócios da Caixa Geral de Depósito, a coordenadora do IAPMEI - Fátima Tavares -, a gerente da Agência de Braga da NORGARANTE (que tem a oportunidade de apoiar cerca de 1500 empresas até ao fim do ano), Helena Soares, a representar o Centro de Base Tecnológica do Minho esteve o presidente do Ceval, Olegário Gonçalves, e Francisco Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, que presidiu à Cerimónia.
ARCOSFINICIADepois de breve apresentação do programa ARCOSFINICIA feita por Hélder Barros, adjunto da presidência, intervieram os vários parceiros do projecto, que se mostraram optimistas com a realização do mesmo e esperam que venha a criar mais empreendedorismo na concelho de Arcos de Valdevez e, consequentemente, mais empresas e emprego, pois esta tem sido a situação verificada aquando da realização anterior de projectos como este.
Têm a opinião unânime de que perante a conjuntura económica que se vive actualmente em Portugal, esta será uma boa oportunidade para todos aqueles que tem espírito de iniciativa e boas ideias darem o passo em frente, aproveitando o facto de terem sempre disponívelCerimónia por parte das entidades que integram o projecto, todo o apoio possível.
Depois do protocolo assinado, tomou a palavra Francisco Araújo, presidente da autarquia, que "espera ver o fundo financeiro a ser utilizado, por quem mais interesse nele tem, e reforçado, pois este aspecto será um bom sinal de dinamismo e um sinal de existência de boas ideias que merecem o apoio da autarquia".
Para o autarca pretende-se diversificar ao nível da apresentação das Dr.Hélderempresas no concelho, e exemplo disso é o trabalho realizado na autarquia com a implementação dos parques industriais, a criação do Centro de Incubação de Base Tecnológica e o Centro de Formação e Exposições. Com a criação deste programa de fundo de financiamento, segundo Francisco Araújo, " fecha-se a "malha", pois vai permitir que pequenas e micro empresas desenvolvam as suas capacidades e que os mais jovens vão para o mercado com outra força e coragem".
As inscrições para as candidaturas ao fundo ficaram de imediato abertas e todos os interessados poderão apresentá-las a qualquer um dos parceiros do projecto, tendo ainda a possibilidade de aceder ao formulário através do site da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, http://www.cmav.pt/, e do site da In-cubo, http://www.incubo.eu/
Após a cerimónia de assinatura do protocolo fundador do ARCOSFINICIA realizou-se a cerimónia da entrega do 5º Concurso Poliempreende, um concurso que abarca todos os alunos dos politécnicos do país, que conta já com 5 edições, e no qual os candidatos apresentam ideias para a criação de novas empresas.
Projecto Vencedor PoliempreendePatrocinado pela Caixa geral de Depósitos, "Webprodz" é o nome do projecto que ficou em primeiro lugar. Os vencedores receberam das mãos de Francisco Araújo, presidente da autarquia, e de Manuel Espírito Santos Paulino, da Direcção de Particulares e Negócios da Caixa Geral de Depósito, um cheque de 1500€.
Ao longo dos anos já foram apresentados, através desta iniciativa, 105 novos projectos dos quais resultaram a criação de 14 empresas geradoras de 24 postos de trabalho.
A cerimónia oficial de apresentação da 6ª edição nacional deste projecto terá lugar no dia 13 de Outubro, em Coimbra, com entidades que se destacam no emprendedorismo em Portugal.

PA015258
PA015293
PA015280
PA015254
PA015253
PA015311
PA015329
PA015331
Top