Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município arcuense assinala Dia da Floresta Autóctone

Plantacao guilhadeses   1 1024 2500
25 Novembro 2020

 

De forma assinalar o Dia da Floresta Autóctone, o Município de Arcos de Valdevez dinamizou várias ações para promover junto da população, a importância da conservação das florestas locais.

A primeira ação decorreu da parte da manhã, na Escola Básica Professor António Alves Melo Machado, com uma aula de campo sobre a importância da floresta autóctone e a plantação de uma árvore em conjunto com os alunos.

Na parte da tarde foi realizada uma plantação na margem do rio Vez, em Guilhadeses, que contou com a participação dos alunos da Escola Profissional do Alto Lima. Os alunos plantaram 100 árvores de espécies ribeirinhas que resultaram da candidatura do Município ao Projeto “Floresta Comum”.

Foram ainda plantados exemplares de amieiros e bétulas, de médio porte, nas margens do rio Vez, na zona urbana, dotados de um QR-Code, que permite saber mais sobre esta espécie ribeirinha.

Com estas iniciativas, o Município pretendeu sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a importância da Floresta Autóctone e promover a consolidação da galeria ripícola de forma a preservar e valorizar o património natural do rio Vez.

Ainda no âmbito das comemorações do Dia da Floresta Autóctone, está patente ao público, no Centro de receção do Museu da Água ao Ar Livre do Rio Vez, gratuitamente, até dia 31 de dezembro, a Exposição “Árvores Nativas de Portugal”, bem como está a decorrer o desafio “A mais bela Árvore Nativa” junto das instituições de solidariedade social, o qual pretende que os utentes recriem uma espécie da floresta nativa, quer  em maquete, em bordado, em desenho, em poster ou outra forma que achem pertinente, usando diversos materiais (materiais naturais ou reciclados).

 

plantacao_guilhadeses
plantacao___escola_primaria
plantacao_escola_primaria
plantacao_final_guilhadeses
colocacao_de_qrcode__2_
colocacao_de_qrcode__1_
Top