Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Decorreu na Casa das Artes arcuense a Oficina/Acção Didáctica sobre Cultura Medieval Barroca e Renascentista

25 Janeiro 2010

Decorreu ao longo do mês de Janeiro, na Casa das Artes arcuense, a Oficina/Acção Didáctica sobre Cultura Medieval Barroca e Renascentista. Uma actividade direccionada para os alunos do 10º, 11º e 12º ano, coordenada pelo professor Maurizio Padovan.

Nestas acções didácticas, actividades que na opinião do professor “são muito importantes e interessantes porque os alunos aprendem a nossa cultura e história de forma pluridisciplinar” – “são como um mergulho na época” –, utilizou ferramentas da música para perceberem uma sociedade – “A partir da música aprendem a história”.

Aliada aos instrumentos utiliza também a imagem. Segundo Maurizio, ela “é como se fosse uma fotografia das épocas”.”É a nossa fonte”.

Durante sessões de cerca de uma hora captou, de forma interessante e leve, a atenção de cada turma. Vidrados, os alunos ouviram vários momentos da história, tocados e cantados, por este italiano multifacetado.

Fazendo um balanço desta actividade, afirmou que para os estudantes (os quais sempre foram bem comportados e muito tímidos) foi uma descoberta, pois revelou-lhes aspectos históricos que lhes eram totalmente desconhecidos – na sua opinião “na Escola portuguesa faltam a História e as disciplinas humanísticas”.

Na sessão “Música e Sociedade – Barroco” os alunos puderam ficar a conhecer um pouco melhor os lugares da música (Do teatro privado ao teatro público; O nascimento do violino e a orquestra barroca); Itália (Veneza e o nascimento do teatro público; Instrução musical pública e privada); França (Música e absolutismo político na corte de Luís XIV); Alemanha (J.S.Bach, o jazz, o rap e o rock); Inglaterra (G.F.Händel; Da Ópera do Mendigo à Ópera dos três vinténs) e as Vozes do teatro: os “castrati”.

Já na acção didáctica dedicada à “Música e Sociedade – Idade Média”, Maurizio falou dos Lugares da música: a Igreja (Nascimento da notação musical; da monodia à polifonia; música litúrgica e música fé popular); os Lugares da música: o castelo (música e poesia (séc.XII e XIII): trovadores; Martin Codax e as cantigas de amigo); Os lugares da música: a rua, a praça, a taverna (O nascimento das universidades; Jograis, estudantes e clérigos errantes; Carmina Burana) e os Instrumentos Musicais.

Maurizio Padovan é músico, professor e historiador de Dança. Realiza regularmente cursos de dança para a Associação Portuguesa de Educação Musical, Instituto de Estudos da Criança de Universidade do Minho, Escola Superior de Educação de Castelo Branco e Escola Superior de Dança de Lisboa.

Foi docente de "História da dança e da música para dança" na Faculdade de Musicologia da Universidade de Pavia (Itália); é director do projecto "L’Altro violino", na cidade de Cremona; do ensemble de música antiga "Accademia Viscontea", e deu centenas de concertos em Itália e Europa.

Colabora com o Departamento de Instrução da Província de Milão no projecto "La musica nella didattica". Para os estudantes da escola Superior publicou os volumes “Voci, ritmi e strumenti del Medioevo”, “Musica e società del Rinascimento e Il Barocco: musica e società”. É autor dos mais importantes estudos e publicações editoriais e discográficas sobre o violino "occitano" em Itália.

Especializado em iconografia medieval e renascentista, foi responsável pela organização das exposições "Mesura et arte del danzare", "L’Altro violino", "Il ballo del Duca", "Il ballo del cavaliere", "Vinim Bonum Vinum" e "Leonardo e gli spettacoli del suo tempo".

Colaborou com o Ministério da Cultura português na publicação editorial "La danza italiana" e é autor da publicação "A dança no ensino obrigatório", editada pela Fundação C. Gulbenkian (2001), bem como de numerosas publicações relativas à didáctica, história da dança, história da música e etno-musicologia.

P1228635
maurizio5
P1228632
P1228635
Município de Arcos de Valdevez
Top