Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Irlandeses Aibréan integraram mais uma edição das Noites Intercélticas de Arcos de Valdevez

21 Abril 2009

As Noites Intercélticas voltaram no passado sábado, dia 18 de Abril, à Casa das Artes dos Arcos de Valdevez, com o grupo irlandês Aibreán.

Foi com grande simpatia e à vontade perante o público que o grupo formado por quatro jovens músicos - Nicola Joyce (voz/bodhran), Andy Laking (contrabaixo), Damien Mullane (acordeão/melodeão) e Donogh Hennessy (Guitarra) - se apresentou em terras arcuenses e mostrou o porquê de ser considerado pela crítica como agente importante na renovação da música tradicional da Irlanda.

Durante cerca de uma hora o quarteto, que já se apresentou em locais como a Ópera de Sydney, o Festival Belgium's Dranouter ou o Ireland's National Concert Hall, encantou com o seu som e a voz melódica de Nicola Joyce, à qual foi impossível ficar-se indiferente.

Nicola Joyce, que ao longo da actuação se esforçou por pronunciar algumas palavras em português, é descendente de uma família de músicos, cresceu em Galway e aprendeu a tocar instrumentos e a cantar desde muito nova.

As suas influências são diversas e incluem personalidades como Dolores Keane, Tom Waits, Ella Fitzgerald ou Joni Mitchell e, além de integrar os Aibréan, também acompanha o grupo tradicional Gráda estando muito envolvida na cena do bluegrass americano.

O contrabaixista Andy Laking vem da Nova Zelândia e tem um background musical muito diversificado que inclui jazz, folk, música cigana e latina; participa regularmente em gravações de outros músicos e colabora com bandas como Gráda, Zoe Conway, Gerry O'Connor, Allan Kelly e muitos outros.

Já o jovem acordeonista Damien Mullane, responsável pelo som que mais se destaca nesta formação, é conhecido pelo seu estilo arrojado e enorme virtuosismo. Tocou com a maioria dos nomes maiores da música irlandesa e tem no seu currículo vários prémios; obteve particular sucesso na sua colaboração na Hibernian Rhapsody, Aibreande Frankie Gavin, e regressou há pouco duma digressão pelos EUA com a Dublin Philarmonic Orchestra.

Por último, Donogh Hennessy (guitarra) é considerado uma das figuras centrais da música tradicional irlandesa da actualidade, foi um dos mentores do celebrado grupo Lúnasa e um dos seus pilares durante oito anos.

A sua enorme qualidade foi já demarcada através da BBC que nomeou o seu mais recente disco como álbum folk do ano; no seu reportório já conta com actuações e gravações ao lado de músicos como Sharon Shannon, Frankie Gavin, John Spillane, Pauline Scanlon ou Roseanne Mackeenzie; é também muito requisitado como produtor.

Em suma, quatro elementos de grande qualidade que atestam a fama já alcançada por esta formação e que fizeram o Auditório da Casa das Artes arcuense encher com a beleza dos seus temas.

P4181406
P4181403
P4181398
P4181404
Município de Arcos de Valdevez
Top