Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Conselho Municipal de Educação reuniu sexta-feira na Casa das Artes

100 3267 1 1024 2500
25 Junho 2008

Reuniu na passada sexta-feira na Casa das Artes de Arcos de Valdevez o Conselho Municipal de Educação, sob a presidência do Dr. Francisco Rodrigues de Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.
Na reunião estiveram presentes os Conselheiros Fernando Pereira, em representação da Assembleia Municipal; Cristina Garcia, em representação da Direcção Regional de Educação do Norte; Paulo Jorge Ribeiro, em representação do pessoal docente do Ensino Secundário Público; Joaquim Barreira, em representação do pessoal docente do Ensino Básico Público; Natércia Ventura, em representação do pessoal docente da Educação Pré-escolar Pública; Emília Martins Dantas, representante dos Serviços Públicos de Juventude e Desporto; Marcelo Araújo, em representação dos Serviços de Emprego e Formação Profissional; João Amorim, representante das Forças de Segurança; Maria José Amaral, em representação da Escola Profissional do Alto Lima; Padre João Baptista Gomes, em representação das Instituições Particulares de Solidariedade Social; Manuel Monteiro, representante dos Serviços da Segurança Social; Valter Pimenta São Martinho, em representação das Associações de Estudantes e João Amorim, em representação das Forças de Segurança.
Nesta reunião, Francisco Araújo, esclareceu que foi organizada uma visita com a Directora Regional de Educação do Norte, a Coordenadora da Equipa de Apoio às escolas de Viana do Castelo, o Presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Valdevez e o Vereador do Pelouro da Educação, às instalações do centro Escolar Norte do Concelho. Na visita ficou decidido que este Centro Escolar, irá acolher as crianças dos Jardins-de-infância de Loureda, Aguiã, Proselo e Couto e os alunos do 1º ciclo e 5º ano das freguesias de Couto, Gondoriz, S.Cosme, e S.damião, Vilela, Sá, Cabreiro, Sistelo, Loureda, Portela, Alvora, Extremo, Padroso, Eiras, Mei, Rio de Moinhos, Sabadim, Senharei, Aguiã e Proselo.
O Autarca também referiu que a Direcção Regional de Educação do Norte irá fazer as diligências necessárias para a colocação dos Professores e que o Município irá garantir os transportes escolares de todos os alunos. Segundo o Sr. Presidente, o Município, em conjunto com a Direcção Regional de Educação do Norte e o Agrupamento de Escolas de Valdevez, vão promover a realização de encontros e visitas ao novo Centro Escolar, com os pais, encarregados de educação, juntas de freguesia e professoras.
Foi esclarecido aos presentes que este centro se trata de uma Escola Básica do 1ºciclo com jardim-de-infância, integrada no Agrupamento de Escolas de Valdevez que funciona como um pólo da Escola Básica 2 e 3/Secundária de Arcos de Valdevez.
Na reunião foi também apresentado o Plano de Transportes Escolares para o próximo ano lectivo (2008-2009), o qual contempla um total de 76 circuitos, entre os quais 13 são de carreira pública e 63 de circuitos especiais, que fazem o transporte diário de 1384 alunos percorrendo diariamente um total de 1302,54 Km.
Francisco Araújo esclareceu que o Plano, que foi posto a votação e recebeu parecer favorável por parte de todos os Conselheiros, foi elaborado com base nos dados relativos à previsão de alunos fornecida pelo agrupamento de Escolas de Valdevez, Escola Básica Integrada/Jardim-de-Infância de Távora Sta. Maria e Juntas de Freguesia. Durante o encontro foi também questionado o programa de formação da E.B. 2,3/S, nomeadamente a capacidade desta escola em organizar um curso de mecânica, tendo em conta que envolve custos bastante elevados.
Concluiu-se que se trata de um Curso de Educação e Formação, financiado, e que futuramente serão avaliadas as condições necessárias e adequadas à sua implementação.
Relativamente aos escalões de comparticipação das famílias na educação pré-escolar, foi dado conhecimento que seria o mesmo do ano transacto (2007-2008).

Município de Arcos de Valdevez
Top