Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

''Lolitas: bonecas de cartão'' na Casa das Artes

Lolitas 2 1 1024 2500
01 Agosto 2016

O átrio da Casa das Artes / Biblioteca Municipal acolhe mais uma exposição de uma colecionadora particular do nosso concelho.  Trata-se da exposição Lolitas: bonecas de cartão. 

A criadora das bonecas de cartão, Maria das Dores Brito Costa é natural de Arcos de Valdevez, onde reside na freguesia de Vilafonche.

Exerceu durante vários anos a profissão de datilografa, e é, atualmente, doméstica. Tem o grato prazer de expor, pela primeira vez, a sua modesta coleção de bonecas, por si manufaturadas, com os mais diversos materiais recicláveis . A sua atenção é dirigida, em especial, às crianças que regra geral adoram bonecas. Este tão agradável e até terapêutico entretenimento, teve inicio há alguns anos, quando sua inestimável mãe, de 91 anos, nas suas lúcidas e longas conversas, lhe voltava a narrar a mesma história de sempre."Fui pedida em casamento, por um amigo, com quem nunca namorei". Enquanto ouvia a sua progenitora, Dores pegou numa folha de jornal e numa tesoura e foi dobrando, cortando e moldando, até, que, surpreendentemente, lhe nasceu das mãos, uma engraçada boneca. Seguidamente, surgiram bonecas sem fim. 

Dores Costa sente o maior prazer na sua confeção, pelos inocentes sorrisos e doces e ternos olhares que parecem que consigo pretendem comunicar.
As bonecas não deixam o observador indiferente, talvez por serem a manifestação interior de uma certa sofisticação e exuberância que a sua criadora teima em esconder.

A exposição está patente até 3 de Setembro. 



Lolitas_2
Lolitas_1
Lolitas_3
Município de Arcos de Valdevez
Top