Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Inaugurado o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência

22 Julho 2016

Secretária de Estado da Inclusão das pessoas com deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes presidiu a cerimónia

 

Teve lugar na passada sexta-feira, dia 15 de julho, a inauguração do Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência, pela Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes.

  O Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, esteve presente neste ato e enalteceu os esforço que o Município tem realizado no sentido de colmatar as carências das pessoas com necessidades, atestando que a Câmara Municipal exerce uma politica de proximidade e de preocupação com as pessoas, por isso foi criado o plano de apoio ao idoso, são frequentemente apoiadas famílias ao nível da melhoria das suas habitações, são reunidos esforços no sentido de atenuar carências ao nível dos bens de primeira necessidade, está a ser criada a Comissão de Apoio à população idosa, a qual terá como principal missão a intervenção junto de idosos em situação de vulnerabilidade social; a melhoria dos cuidados prestados no domicílio, nomeadamente, a criação de uma bolsa de ajudantes domiciliários qualificados, bem como, a criação de serviços de apoio temporário para cuidadores informais; a eliminação de barreiras arquitetónicas nos espaços públicos e nos domicílios e ainda, a aposta na criação de serviços de transporte que facilitem a mobilidade dos idosos, entre outras medidas.

Aproveitando a presença da senhora Ministra adiantou que foi a "conjugação de esforços que permitiu que este projeto se tornasse realidade" e manifestou a intenção da Câmara Municipal querer continuar  a apoiar as pessoas portadoras com deficiência através da reconstrução do edifício do antigo seminário para um centro de apoio às pessoas com deficiência profunda, tendo solicitado ao Governo apoio para a concretização do mesmo.

 O CAO é um projeto no valor de 530 000,00 €, levado a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez e que contou com o apoio da Câmara Municipal em 150 000,00 €.

A entrada em funcionamento deste Centro de Apoio às Atividades Ocupacionais reverte-se de extrema importância para o Concelho e para a Região, na medida em que veio colmatar uma lacuna concelhia, pois com esta valência passou a haver pela primeira vez em Arcos de Valdevez um conjunto de respostas sociais aos jovens e adultos portadores de deficiência como também aos seus familiares, visando o desenvolvimento e manutenção das suas autonomias pessoais, sociais e o seu equilíbrio emocional, tornando-os mais independentes e consequentemente mais felizes. De igual modo contribuiu para a construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.

Esta unidade de apoio às pessoas portadoras de deficiência divide-se em duas vertentes, uma que diz respeito à área para desenvolvimento de atividades em oficinas de trabalho ocupacional destinada a 30 utentes e outra que diz respeito a um Lar Residencial com capacidade para 15 utentes.

Estes dois serviços, instalados numa das alas do Hospital de S. José revitalizada para o efeito, oferecem aos utentes as condições infraestruturais e técnicas adequadas para o seu desenvolvimento holístico, contando com espaços específicos como ginásio adaptado e sala de snoezelen.

De realçar que este projeto vai ao encontro das necessidades identificadas em sede de Concelho Local de Ação Social (CLAS) para a área da deficiência, contribuindo assim para uma resposta de proximidade para esta problemática, que muito afeta o concelho de Arcos de Valdevez e concelhos limítrofes.                                                                                     Estão agora criadas as condições para que esta franja da população tenha uma adequada resposta no Concelho de Arcos de Valdevez, o que irá contribuir para um desenvolvimento social mais harmonioso e solidário.

inauguraco_cao_3
inauguraco_cao_1
inauguraco_cao_4
Município de Arcos de Valdevez
Top