Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Minho IN assina contratos de financiamento no valor 6,5 milhões de euros

Assinatura contratos minho in 1 1024 2500
08 Novembro 2011

Em causa estiveram os projetos "MINHO Empreende", "Golfe MINHO IN" e a "Revitalização do Parque Termal do Peso.

Presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo, assinou o contrato de financiamento para o projeto âncora "Golfe Minho IN", o qual consiste na elaboração de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Golfe no Minho, que permita a criação, estruturação e consolidação deste produto turístico neste território.

O Consórcio Minho IN realizou no passado dia 4 de Novembro, pelas 10h00, na Villa Moraes, em Ponte de Lima, a Cerimónia de Assinatura de Contratos de Financiamento de projetos âncora da EEC PROVERE MINHO IN, candidatados e aprovados no âmbito do Eixo II - Valorização Económica de Recursos Específicos, do Programa Operacional Regional do Norte 2007-2013. Os projetos âncora em causa eram: "MINHO Empreende", "Golfe MINHO IN" e "Revitalização do Parque Termal do Peso ", com um investimento total de cerca de 6,5 milhões de euros.

O projeto "Minho Empreende" tem como principais ações a criação de um roadmap da rede regional de empreendedorismo, alicerçado em boas práticas; a promoção e sensibilização da população para o empreendedorismo e inovação em Baixa Densidade; a qualificação das pessoas para o empreendedorismo; oficinas e clínicas Minho IN; a promoção da cooperação empresarial e institucional no Minho Rural e ainda a avaliação, coordenação e promoção deste projeto. Trata-se de um projeto liderado pela ADRAVE em cooperação com um conjunto de entidades (BIC Minho, ACIBTM, SPIN PARK, IDEIA ATLÂNTICO, IEMINHO, CEVAL, ACIG) que no Minho se dedicam e desenvolvem atividades ligadas à promoção da criatividade, inovação e do empreendedorismo e tem um investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros.

No que diz respeito ao projeto âncora "Golfe Minho IN", este consiste na elaboração de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Golfe no Minho, que permita a criação, estruturação e consolidação deste produto turístico neste território. Trata-se de um primeiro passo que condicionará a criação do produto turístico Golfe Minho IN, uma vez que visa identificar uma estratégia, desenhar um plano de ação e avaliar a viabilidade e exequibilidade da sua criação e desenvolvimento. Este projeto é liderado pela Associação de Golfe do Norte de Portugal, em pareceria com os promotores de campos de Golfe (Laguna Park, Golfinvest; Onda Gaivota, Lda., GPL - Golfe Ponte de Lima, SA. e os Municípios de Melgaço, Arcos de Valdevez e Viana do Castelo) e tem um investimento total de cerca de 120 mil euros.

Já em relação à "Revitalização do Parque Termal do Peso", projeto submetido no âmbito do projeto âncora Saúde e bem-estar, está prevista a instalação de um spa termal no edifício do antigo balneário termal, a recuperação da Casa do Guarda e da Fonte Principal, dotando-os de condições para albergar novas funções: administrativas e culturais respetivamente. O spa termal irá apresentar um programa dedicado às práticas de saúde termal e bem-estar. A entidade líder deste projeto é a CURE AQUAE Termas de Melgaço, Lda, uma parceria público-privada entre o Município de Melgaço e o Grupo Casais. O projeto tem investimento total de cerca de 5 milhões de euros.

assinatura_contratos_minho_in_
assinatura_contratos_minho_in_2
assinatura_contratos_minho_in2
Município de Arcos de Valdevez
Top