Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Soajo voltou a viver dias de festa com mais uma edição da Feira das Artes e Ofícios Tradicionais

Feira soajo 2011 41 1 1024 2500
10 Agosto 2011

Entre os dias 5 e 7 de Agosto realizou-se na Freguesia de Soajo mais uma edição da Feira das Artes e Ofícios Tradicionais, um certame organizado anualmente pela ARDAL/Câmara Municipal, em colaboração com a Junta de Freguesia da localidade.

Tal como em anos anteriores, o Largo do Eiró foi o espaço escolhido para promover a cultura, os produtos, as artes e os ofícios tradicionais do mundo rural de Arcos de Valdevez, assim como o folclore, os usos e costumes tradicionais e as manifestações espontâneas da cultura popular.

Ao nível dos produtos, agro-alimentares e artesanais, a intervenção assentou na promoção dos produtos constantes no catálogo da marca territorial "Terras do Vez - Sabores e Tradições" e no reconhecimento da sua genuinidade e autenticidade. Ao nível cultural, destacaram-se as manifestações espontâneas, as danças, as rusgas, as concertinas e os bailes.

Composta por uma exposição permanente de produtos locais e artesanato, associado a um vasto programa de animação, tal como no ano transacto deu-se destaque ao espaço ocupado pelas tasquinhas que tiveram à disposição do visitante um sem número de petiscos e iguarias de sabores excepcionais, as quais foram acompanhadas pelo vinho verde da região, fresco e único.

O programa de animação foi variado, recaindo na música tradicional: rusgas, ranchos folclóricos, nos grupos de bombos, nas concertinas, música popular, folk.

A realização dos concursos do Mel, Vinhos Verdes e Broa de Milho é também de realçar. Este ano saíram vencedores na qualidade de Vinho Tinto, a Quinta do Cerqueiral; de Vinho Branco, o Portal do Vez; no Mel, o produtor José Antunes e na Broa de Milho, Florinda Barbosa. (em todos os concursos os produtos eram de excelente qualidade, tendo o júri ficado extremamente bem impressionado com a qualidade dos produtos, o que dificultou a definição do melhores)

Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal, ladeado pelo director do Parque Nacional da Peneda-Gerês, Lagido Domingos; pelos vereadores Pedro Teixeira e Martinho Araújo; pelo chefe de Gabinete da Presidência, Germano Amorim; pelo coordenador da ARDAL, Jorge Miranda, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Soajo, Manuel Barreira, inaugurou o certame deste ano, dando espaço para que os vendedores fizessem as suas previsões.

Apesar da chuva que ainda ameaçou cair e de várias festas que, no mesmo fim-de-semana, se realizavam em diversos locais do concelho, a Feira de Artes e Ofícios Tradicionais 2011 voltou a atrair milhares de visitantes, enchendo por completo o Largo do Eiró e voltando a contabilizar um balanço bastante positivo.

Noticia feira soajo 2011 1 1024 2500
Noticia feira soajo 2011 3 1 1024 2500
Noticia feira soajo 20115 1 1024 2500
Noticia feira soajo 20117 1 1024 2500
Município de Arcos de Valdevez
Top