Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Festas de Nossa Senhora da Lapa

Festas de Nossa Senhora da Lapa
image title
15 Julho 2019

 

3 a 11 de Agosto

“As festas são para os arcuenses e uma oferta dos arcuenses para quem nos visita” João Esteves, Presidente da Câmara Municipal

Destaques da edição deste ano vão para a realização do Cortejo Etnográfico durante a noite, na sexta-feira (dia 9), e para o reforço da programação direcionada para a juventude

 

As festas maiores do concelho, as festas em honra de Nossa Senhora da Lapa, regressam de 3 a 11 de Agosto.

Durante uma semana o concelho volta a reviver tradições, a valorizar o património cultural e dá relevo às suas raízes. As ruas engaladas a preceito são alvo de uma grande afluência de pessoas, as quais vêm à sede do concelho para participar e assistir às atividades realizadas.

Nas festas, a Vila traz à tona as tradições, os usos e costumes desta região, como a Gastronomia, o Folclore, as Concertinas, os Cantares ao Desafio, as Tasquinhas, momentos musicais variados, entre muitas outras atividades.

Este ano o programa inova com a realização do Cortejo Etnográfico no dia 9 (sexta-feira) à noite, uma forma de, segundo o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves, “conseguir uma maior assistência e ao mesmo tempo conseguir chamar mais à atenção para os usos e costumes da nossa terra”. 

A organização fez também uma maior aposta na Juventude. Para além da realização do Ínsua do Vez Summer Sessions, festival que já vai na sua 12ª edição, e que traz até à beira rio uma panóplia de Dj´s bastante conhecidos do panorama musical português, incluindo uma noite dedicada a Dj´s arcuenses, este ano, no intitulado Dia da Juventude (8 de agosto), os Expensive Soul irão dar um espetáculo no Anfiteatro do Trasladário.

A Festa do Rio, um dos momentos altos das festas, retorna domingo, dia 11, trazendo este ano ‘Os Óscares de Hollywood’. Este desfile de barcos alegóricos será complementado com música e fogo-de-artifício”, abrilhantando assim o cenário junto à Ponte Centenário e um dos grandes ex-libris da Vila, o Rio Vez.

Mas da programação não irão faltar os habituais festivais de folclore, as rusgas, a festa da Rádio Valdevez e a Festa do Emigrante, os cantares ao desafio, a atuação da Banda da Sociedade Musical arcuense, de vários grupos musicais do concelho, ou o célebre malha-malha de bombos.

Destaque também para o Tributo aos Queen, a realizar no dia 3 de agosto, no anfiteatro do Trasladário.

Os momentos religiosos englobam a realização da Eucaristia em Honra de Nossa Senhora da Lapa e a Solene Procissão em Honra de Nossa Senhora da Lapa, no domingo à tarde, dois dos pontos altos das festividades que, como habitualmente, se espera que reúnam inúmeros fiéis na Igreja e Largo da Lapa. Este ano a procissão tem como convidado o andor da Senhora dos Remédios.

As tradições religiosas, o folclore, a etnografia, o fogo-de-artifício, os espetáculos, são alguns dos ingredientes que caraterizam estas manifestações populares genuínas que resistiram ao passar do tempo, tornando-se cada vez mais apreciadas.

As Festas de Nossa Senhora da Lapa são organizadas pela associação de Festas, em colaboração com a Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez.

Top