Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Protocolo para Promoção do Voluntariado envolve rede de 8 parceiros URBACT III

Img 5457   copia 1 1024 2500
Img 5479   copia 1 1024 2500
Img 5450   copia 1 1024 2500
Img 5529   copia 1 1024 2500
Img 5551   copia 1 1024 2500
20 Fevereiro 2019

 

 

Objetivo desta parceria é a promoção da inclusão social e coesão intergeracional nas cidades, através do voluntariado

 

Decorreu na Casa das Artes concelhia a assinatura de um protocolo entre os parceiros que compõem a Rede Europeia URBACT - “Volunteering City”, nomeadamente o Chipre, a Polónia, a Irlanda, a Espanha, a Alemanha, a Croácia, a Itália e Portugal.

A Rede de Voluntariado tem como objetivo fortalecer o sentimento identitário e as preocupações com as questões sociais entre os Municípios participantes, intensificando as relações, em torno das práticas, conhecimentos e experiências de cada Município, a fim de os compartilhar, transmitir e capitalizar com a realização de ações e projetos conjuntos.

O empreendedorismo e o papel do voluntariado nas empresas é um dos contributos de Arcos de Valdevez na partilha de boas práticas.

De referir ainda que este é um projeto liderado pelo Município de Athienou, no Chipre, e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, que visa a criação de uma rede de transferências de boas práticas para o voluntariado.

O Presidente da Câmara Municipal adianta que esta rede e o trabalho resultante da mesma culminarão numa estratégia para o voluntariado enquanto elemento preponderante para o desenvolvimento sustentável dos territórios. “O voluntariado é importante no processo de desenvolvimento dos territórios”, diz o autarca, que solicitou a inclusão do papel dos emigrantes, no projeto, enquanto parceiros de voluntariado porque contribuem para a coesão territorial e social.

 

 

Top