Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Município arcuense implementa programa de Contrato de Desenvolvimento Local - CLDS4G

1548688246 clds 1 1024 2500
05 Fevereiro 2019

 

A Câmara Municipal aprovou aceitar a proposta do Instituto da Segurança Social para o desenvolvimento de um projeto do programa CLDS4G no concelho de Arcos de Valdevez, o qual irá contar com um apoio no montante de 446 400,00 euros.

Os Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS) têm por finalidade promover a inclusão social dos cidadãos, através de ações a executar em parceria, para combater a pobreza e a exclusão social.

O programa CLDS4G irá incidir em Situações Críticas de Pobreza, particularmente Infantil e na temática dos Territórios envelhecidos.

Ao nível das Situações Críticas de Pobreza, particularmente Infantil, tentará fazer a qualificação e Capacitação das Famílias naquilo que é a gestão doméstica; a formação parental; a gestão de conflitos; e a gestão financeira.

De igual modo incidirá na promoção das crianças e jovens ao nível do sucesso educativo (atividades de apoio ao estudo, atividades de divulgação das profissões e áreas de formação); na promoção de estilos de vida saudáveis (atividades desportivas, alimentação, cuidados de saúde); na integração social e comunitária (participação e integração em atividades culturais: música, cinema, teatro, campos de férias), bem como na Educação para a cidadania a solidariedade e a tolerância (intercâmbios juvenis, campos de trabalho).

Já naquilo que toca aos Territórios envelhecidos, uma das temáticas será o Envelhecimento Ativo, com a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis (desporto, música, leitura); e a facilitação da mobilidade (transportes à medida); o Combate à Solidão e Isolamento, através da facilitação do contacto com os familiares, serviços e redes de apoio (teleassistência, uso das novas tecnologias de comunicação); a criação de momentos de convívio e lazer (festival sénior, passeios, visitas, caminhadas…); e a Melhoria do conforto habitacional.

Por último, também será trabalhado o Voluntariado através da capacitação dos cuidadores informais (ações de formação e sensibilização nas áreas do interesse dos cuidadores, tertúlias); e a criação de rede de apoio para cuidadores informais (criação e formação de equipas de voluntários …).

O parceiro no desenvolvimento deste projeto será a Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez por já ter experiência nos eixos de intervenção do programa e por ter sido a Entidade Coordenadora do anterior projeto de CLDS.

 

 

 

Top