Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

MEXE - Encontro e Mostra Associativa Xuvenil trouxe centenas de jovens a Arcos de Valdevez

MEXE - Encontro e Mostra Associativa Xuvenil trouxe centenas de jovens a Arcos de Valdevez
image title
image title
image title
image title
image title
image title
28 Novembro 2018

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, em parceria com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, a Junta da Galiza, o IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude e as Federações Distritais de Associações Juvenis do Norte de Portugal, organizou na Casa das Artes de Arcos de Valdevez, nos dias 23, 24 e 25 de novembro, o Mexe- Mostra e Encontro da Xuventude Empreendedora Norte de Portugal e Galiza.

Este evento trouxe até à Casa das Artes arcuense centenas de jovens, de Portugal e Espanha, ávidos por apresentarem as suas ideias e ouvirem os contributos apresentados ao longo da mostra naquilo que toca às temáticas do emprego e empreendedorismo jovem. Puderam usufruir de uma feira de ideias, repleta de comunicações, debates, conferências, masterclasses, teatro, exposições, artes e visitas pedagógicas cooperação transfronteiriça e o empreendedorismo jovem.

Para além dos debates e conferências, esta mostra foi enriquecida com uma vista pedagógica a Sistelo “O pequeno Tibete Português”, onde puderam analisar como é possível reinventar e criar oportunidades em locais onde se menos se espera.

A FNAJ - Federação Nacional das Associações Juvenis é uma estrutura representativa do Associativismo Juvenil em Portugal que envolve cerca de um milhar de associações juvenis.

O objetivo do MEXE foi criar um espaço aberto ao associativismo juvenil e à reflexão sobre a importância da participação dos/as jovens na sociedade, na cooperação transfronteiriça e no desenvolvimento das Regiões.

Para a autarquia esta foi uma iniciativa de sucesso, com dinâmica e geração de ideias novas que em muito podem contribuir para o sucesso futuro dos Jovens, tendo o Presidente da Câmara Municipal, João Esteves avançado que há oportunidades neste território que têm de ser aproveitadas. Na sua opinião os jovens devem ser audazes e tentarem novos desafios, e esses desafios passam muito pelo “mundo rural” referiu.

“Os jovens podem empreender uma nova vida de uma maneira diferente. (…) Lanço o desafio de viverem no mundo rural”, disse João Esteves, referindo que existem várias vantagens de se viver no mundo rural, “como o custo de vida mais reduzido e a possibilidade de haver oportunidades em áreas como a agropecuária, turismo, trabalho à distância, serviços de ambiente, entre outros.”

Top