Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Inaugurada a Exposição “O Lobo Ibérico em Portugal”

Inaugurada a Exposição “O Lobo Ibérico em Portugal”
image title
image title
image title
image title
03 Agosto 2018


Mostra estará patente ao público até ao dia 31 de agosto


Abriu oficialmente ao público, no passado dia 1 de agosto, na Porta do Mezio, a exposição “O Lobo Ibérico em Portugal”, promovida pela ARDAL e pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em parceria com a ACHLI - Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico.
A exposição “O Lobo Ibérico em Portugal” tem por base o trabalho de vários anos do fotógrafo de natureza João Cosme. As fotos transportam-nos para paisagens de grande beleza e situações de rara “intimidade” do lobo no seu habitat natural e são complementadas com textos informativos sobre a espécie e o seu habitat (em português e inglês).
A exposição procura divulgar vários aspetos da realidade desta espécie emblemática da fauna nacional e também o trabalho da ACHLI ao longo dos anos, na conservação do seu habitat.
Presentes na abertura estiveram o Presidente da Câmara Municipal e Presidente da ARDAL, João Esteves, e representantes do ICNF, das Juntas de Freguesia de Soajo e de Cabana Maior, da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, da Nature4, do Centro Hípico do Mezio, da Adere-PG, dos Baldios de Soajo, da Ardal e da ACHLI.
João Esteves enalteceu a importância da exposição e do trabalho desenvolvido pela ACHLI no que toca à proteção e estudo do lobo Ibérico, bem como aproveitou para referir projetos em desenvolvimento por parte da ARDAL ligados com a proteção e da flora e fauna do Parque Nacional como é o caso do projeto do Parque Biológico e o do Lobo e o Homem - Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico.
O projeto do Parque Biológico pretende criar um parque zoológico na Porta do Mezio, constituído por um “jardim botânico de flora local e uma área de “parque zoológico”. O parque pretende expor, numa área com cerca de 15ha, uma seleção espécies animais autóctones, divididos em animais selvagens, como o caso do javali, da cabra bravia e do veado, e em animais domésticos ou de quinta, como a galinha, a ovelha e a vaca. Os animais domésticos ficarão inseridos num espaço destinado a funcionar como quinta pedagógica e o visitante terá uma perspetiva do habitat natural e dos modos de vida dos animais do parque.
Já o do Lobo e o Homem - Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico tem por objetivo promover o conhecimento e a sensibilização para a conservação da natureza, nomeadamente do Lobo Ibérico e seus habitats de conservação prioritária, junto da comunidade universitária de 4 instituições de Ensino Superior, definindo-se como meta o envolvimento de 600 estudantes de licenciatura e mestrado e dos alunos do 12º ano do concelho de Arcos de Valdevez. Surge da necessidade de criar, quer espaços pedagógico-interpretativos, quer momentos de investigação e reflexão sobre o Lobo Ibérico, que sejam pontos de partida para a alteração de perceções, atitudes e comportamentos face à biodiversidade e ao Lobo Ibérico no contexto do PNPG.

Top