Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Inaugurada a Exposição “O Lobo Ibérico em Portugal”

Exposi  o lobo iberico  1    c pia 1 1024 2500
Exposi  o lobo iberico  2    c pia 1 1024 2500
Exposi  o lobo iberico  3    c pia 1 1024 2500
Exposi  o lobo iberico  4    c pia 1 1024 2500
03 Agosto 2018


Mostra estará patente ao público até ao dia 31 de agosto


Abriu oficialmente ao público, no passado dia 1 de agosto, na Porta do Mezio, a exposição “O Lobo Ibérico em Portugal”, promovida pela ARDAL e pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em parceria com a ACHLI - Associação de Conservação do Habitat do Lobo Ibérico.
A exposição “O Lobo Ibérico em Portugal” tem por base o trabalho de vários anos do fotógrafo de natureza João Cosme. As fotos transportam-nos para paisagens de grande beleza e situações de rara “intimidade” do lobo no seu habitat natural e são complementadas com textos informativos sobre a espécie e o seu habitat (em português e inglês).
A exposição procura divulgar vários aspetos da realidade desta espécie emblemática da fauna nacional e também o trabalho da ACHLI ao longo dos anos, na conservação do seu habitat.
Presentes na abertura estiveram o Presidente da Câmara Municipal e Presidente da ARDAL, João Esteves, e representantes do ICNF, das Juntas de Freguesia de Soajo e de Cabana Maior, da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, da Nature4, do Centro Hípico do Mezio, da Adere-PG, dos Baldios de Soajo, da Ardal e da ACHLI.
João Esteves enalteceu a importância da exposição e do trabalho desenvolvido pela ACHLI no que toca à proteção e estudo do lobo Ibérico, bem como aproveitou para referir projetos em desenvolvimento por parte da ARDAL ligados com a proteção e da flora e fauna do Parque Nacional como é o caso do projeto do Parque Biológico e o do Lobo e o Homem - Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico.
O projeto do Parque Biológico pretende criar um parque zoológico na Porta do Mezio, constituído por um “jardim botânico de flora local e uma área de “parque zoológico”. O parque pretende expor, numa área com cerca de 15ha, uma seleção espécies animais autóctones, divididos em animais selvagens, como o caso do javali, da cabra bravia e do veado, e em animais domésticos ou de quinta, como a galinha, a ovelha e a vaca. Os animais domésticos ficarão inseridos num espaço destinado a funcionar como quinta pedagógica e o visitante terá uma perspetiva do habitat natural e dos modos de vida dos animais do parque.
Já o do Lobo e o Homem - Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico tem por objetivo promover o conhecimento e a sensibilização para a conservação da natureza, nomeadamente do Lobo Ibérico e seus habitats de conservação prioritária, junto da comunidade universitária de 4 instituições de Ensino Superior, definindo-se como meta o envolvimento de 600 estudantes de licenciatura e mestrado e dos alunos do 12º ano do concelho de Arcos de Valdevez. Surge da necessidade de criar, quer espaços pedagógico-interpretativos, quer momentos de investigação e reflexão sobre o Lobo Ibérico, que sejam pontos de partida para a alteração de perceções, atitudes e comportamentos face à biodiversidade e ao Lobo Ibérico no contexto do PNPG.

Top