Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Presidente da Câmara na apresentação do DECIF 2017

Apresentacao decif  2  1 1024 2500
15 Maio 2017

O Presidente da Câmara, João Esteves, marcou presença na apresentação pública do PLANOP (Plano Operacional Distrital), no âmbito do DECIF 2017 (Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais). Foram referenciadas várias medidas a implementar no combate aos incêndios, nomeadamente o reforço de equipas de bombeiros no distrito de Viana do Castelo, e mais especificamente em Arcos de Valdevez.

Esta sessão contou ainda com a presença do Secretário de Estado da Administração Interna, do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, do Comandante Operacional Nacional, CODIS e segundo CODIS do Distrito de Viana do Castelo, do Presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil, Presidentes de Câmaras do distrito, elementos da GNR, dos Gips, da PSP, do Exército, da Marinha, do ICNF, dos GTF's, de Associações de Bombeiros, da Federação Distrital de Bombeiros, bem como Comandantes dos Bombeiros.

Com este plano pretende-se implementar uma estratégia integrada de combate aos fogos florestais no distrito.

A partir do dia 1 de julho, no início da chamada "fase Charlie", que termina a 30 de setembro, existirão no distrito 59 equipas de combate, 18 equipas logísticas, 77 recursos técnicos terrestres e 331 recursos humanos.

Serão 25 as equipas de vigilância, 15 as de vigilância e ataque inicial e sete os postos de vigia, somando-se seis máquinas de rasto, três técnicos especializados em fogo de supressão e quatro especializados em fogo controlado.

Quanto a meios aéreos, o distrito do Porto terá um meio aéreo de ataque inicial entre 1 de junho e 15 de outubro no centro de meios aéreos de Baltar.

De referir que a Câmara Municipal tem realizado investimentos nesta matéria, nomeadamente através da criação da Rede Primária, do apetrechamento do Gabinete Técnico Florestal e do Serviço de Proteção Civil Municipal, bem como da celebração de protocolos com Comissões de Compartes. Estes investimentos

Top