Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

O maior Corso de Carnaval do Norte é em Arcos de Valdevez Onde Portugal se fez

Carnaval noticia 2 1 1024 2500
Carnaval noticia 3 1 1024 2500
Carnaval jn 1 1024 2500
21 Fevereiro 2017

CARNAVAL - 24 a 28 de fevereiro

Arcos de Valdevez convida a viver o entrudo com grande folia e animação. Em período de Carnaval, nesta terra Onde Portugal se fez, o espírito Carnavalesco e a animação que se faz sentir no concelho, são voltados, na íntegra, para a brincadeira, as máscaras e a traquinice. As artérias da Vila enchem-se de crianças, jo­vens e adultos que ajudam a fazer festa. Mascarados com grande criatividade e dos mais variados temas, participam sempre muito animados, contribuindo para que esta festa seja única e repleta de muita folia, cor e fantasia.

O Carnaval em Arcos de Valdevez assume cada vez mais uma posição singular no itine­rário dos melhores Carnavais do país, possuindo o maior corso carnavalesco do Norte do País, o qual sai à rua na terça-feira, dia 28 de fevereiro, e conta com inúmeros participantes e milhares de pessoas a assistir. O entrudo arcuense é motivo de orgulho e este ano inova com a realização de um Baile Veneziano no Paço de Giela, no dia 25. Neste baile, de entrada gratuita, haverá animação Infantil, face paiting, performances com fogo e aéreas, Ópera, Baile e Dj´s. No local existe ainda a possibilidade de jantar ou cear durante a noite.

Esta será a primeira experiência do género realizada no âmbito do Carnaval e, por isso, a Câmara Municipal irá ceder os primeiros 100 fatos venezianos para o Baile (50 de homem e 50 de mulher, sem máscara incluída).

Os fatos e as máscaras estarão disponíveis no Paço de Giela a partir do dia 22, no entanto também será possivel encontrar máscaras no Centro Municipal de Informação e Turismo.

A ani­mação é uma constante e variada, tentando chegar aos mais variados públicos. Para além do grande Corso e do Baile Veneziano, contempla o Cortejo Carnavalesco dos Agrupamentos Escolares e Jardins de Infância, o qual desfilará por várias artérias da Vila; O domingo, dia 26, é reservado para a população sénior, com o Pimba no Carnaval. Neste dia tem lugar o desfile das IPSS e rusgas de Arcos de Arcos de Valdevez. Na segunda-feira à noite irá decorrer um Baile de Máscaras no Campo do Trasladário.

O grande corso, o qual conta com a participação das várias associações concelhias, que preparam os seus carros alegóricos a rigor para o grande dia, é o culminar e a "estrela" destas festividades já que é onde os foliões se encontram no fim destes dias de animação.

Estes são motivos mais que suficientes para visitar Arcos de Valdevez e juntar-se aos festejos, entrando nas brincadeiras e espírito do Carnaval. Venha a Arcos de Valdevez Onde Portugal se Fez. Estamos perto (a meia hora de Braga e uma do Porto e Vigo)! Aqui, não só terá a oportunidade de vivenciar um Car­naval único no País e na Região, como também de ficar a conhecer a sua cultura, as suas tradições e a sua excelente gastronomia.

As festividades são organizadas pela Associação Folia em colaboração com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

Município de Arcos de Valdevez
Top