Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Abriu ontem ao público a exposição de fotografia de Carmen Carreiro e Emilio Villar

P9097947 1 1024 2500
10 Setembro 2010

Já está aberta ao público, no foyer da Casa das Artes concelhia, a exposição de Fotografia da autoria de Carmen Carreiro (jornalista) e Emilio Villar (profissional de Artes Gráficas) - dois amigos de origem espanhola que normalmente expõem juntos e, apesar de terem estilos bastantes diferentes, afirmam já fazer uma equipa, pois trocam ideias acerca do seu trabalho e criticam-se mutuamente, o que de certa forma os ajuda a alcançar a "perfeição".

Nesta mostra é possível observar registos fotográficos de grande sensibilidade inspirados na Natureza (Carmen) e em momentos (Emilio).

Para Carmen, a Natureza é uma fonte de energia e a artista chega mesmo a dizer que sempre que se sente em baixo vai para a floresta fotografar. "Sem me dar conta as coisas "chamam-me" e vou "recortando" um pouco da Natureza. Por exemplo, numa imensa árvore há uma folha que chama por mim, captando a minha atenção", refere, explicando o que a leva a registar pormenores que ao olho do comum dos mortais passam despercebidos.

Já Emilio trouxe a Arcos de Valdevez uma parte "do seu tesouro" - Fotos analógicas com 25/30 anos.

O método deste fotógrafo distancia-se do de Carmen por ter de pensar uma fotografia antes de a fazer. "Registo momentos de personalidades e tento captar um pouco da pessoa em causa e da sua personalidade, no entanto gosto de pensar os ângulos e a iluminação, bem como todos os factores envolventes a uma fotografia. Tratam-se de momentos premeditados", diz.

Carmen e Emilio vêm com frequência a Portugal, tendo já exposto em Vila Nova de Cerveira.

Relativamente à vinda a Arcos de Valdevez, mostraram-se bastante satisfeitos, tendo discorrido rasgados elogios ao espaço cedido pelo município arcuense - " este é o lugar onde melhor fomos tratados, tanto ao nível de condições de exposição como ao nível dos responsáveis pela Casa das Artes". Uma situação que é já um "habitué" e dignifica e orgulha o município arcuense.

Depois de terras arcuenses, onde vão ficar até ao dia 31 de Outubro, os fotógrafos vão expor em Pontevedra e Redondela (Galiza/Espanha).

Município de Arcos de Valdevez
Top