Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

“Outros Encontros” – Mário Rebelo de Sousa expõe em Arcos de Valdevez

25 mario sousa 1 1024 2500
16 Junho 2010

Encontra-se patente ao público desde o passado dia 2 de Junho, no Foyer do Auditório da Casa das Artes de Arcos de Valdevez, a exposição de pintura "Outros Encontros", da autoria do artista Mário Rebelo de Sousa.

Nos "bonecos" que apresenta nesta mostra, os quais foram pensados propositadamente para a exposição patente, o artista apoia-se numa "grande variedade de materiais". "Sou mais à base do desenho. Utilizo muito papel cenário com base de tinta de areia, cartão, acrílico e muita tinta-da-china", adiantou.

Para o artista "a pintura é uma acumulação de um bom desenho e "antes de se ser um bom pintor é preciso saber desenhar bem".

"Os meus bonecos não são corrigidos, não faço esboços e trabalho directamente a matéria", referiu relativamente à espontaneidade das suas criações.

Afirmando que pinta "desde muito novo, desde que me atrevi a começar a riscar sofás e paredes". Em suma, "desde que houve a coragem de...", com as suas obras pretende transmitir a verdade, a Razão e a Coragem. "Todos os meus trabalhos têm uma explicação e quero que as pessoas olhem para a minha obra e digam "isto é verdade"". Nos meus bonecos retrato de tudo um pouco e a política não fica de fora. Comparo os animais rastejantes aos políticos porque são aqueles que correm atrás de uma migalha...", referiu.

"Com a minha obra escrevo. É poesia. É algo que o "resto" é obrigado a ver, e, através de cada linha, cada paralela se descobre mais. Eu próprio, como autor, cada vez que olho, vejo mais!".

Referindo-se especificamente aos trabalhos da mostra patente em Arcos de Valdevez, "Outros Encontros", adiantou que são uma relação da sua própria pessoa, nunca deixando de ser quem é. "Primeiro retrato-me a mim porque não deixo de ser igual aos outros. O que está lá sou eu, o vizinho do lado, somos todos".

A Mulher é um ser que Mário Rebelo de Sousa também enaltece nesta mostra porque a venera devido à autonomia e independência que alcançou com o decorrer dos anos. "Existe também um compêndio da mulher porque são seres que não precisam dos homens para nada", acrescentou.

Por último, fez questão de deixar um grande agradecimento à Câmara Municipal/Casa das Artes pela oportunidade de poder trazer a Arcos de Valdevez os seus trabalhos. "É uma terra com a qual simpatizo muito e foi uma grande honra poder cá estar", concluiu.

"Outros Encontros" estará patente até ao próximo dia 20 de Junho.

Município de Arcos de Valdevez
Top