Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Concelho de Arcos de Valdevez é detentor de Tecnologia de Ponta

Concelho de Arcos de Valdevez é detentor de Tecnologia de Ponta
peca
PC037056
PC037051
PC037060
PC037061
PC127305
PC127293
25 Fevereiro 2009

O alargamento dos parques empresariais, aliado à preocupação de trazer mais e melhor indústria para o concelho de Arcos de Valdevez têm sido das principais prioridades do município.

Os casos de sucesso existentes em Arcos de Valdevez são inúmeros e, inúmera é também a multiplicidade de empresas que têm surgido nos parques empresariais e não só. Desde empresas de transformação de rochas e granito, de estruturas metálicas, fabricação de betão e estruturas derivadas, de mecânica de alta precisão, de tratamento deAvião Acosiber superfícies, pintura industrial e aeronáutica, de componentes para a indústria automóvel, fabricação de polipropileno e extrusão, a empresas viradas para as novas tecnologias de comunicação, como é exemplo a Valicom, empresa que está no In.cubo - Centro de Incubação de Empresas, que gere a rede de fibra óptica do Alto - Minho.

Na área da tecnologia e da indústria de ponta como é o caso da aeronáutica, bons exemplos de expansão e sucesso são as empresas AcosiberMPV - Mecânica de Precisão do Vez, Lda e a Acosiber - Pintura aeronáutica unipessoal, Lda, ambas sedeadas no Parque Empresarial de Padreiro.

Estas empresas, apesar de independentes, interligam-se devido à sua origem (derivam de empresas francesas) e à área de trabalho que abrangem (indústria aeronáutica, armamento, defesa, entre outras).

O facto das duas empresas trabalharem em conjunto em França, osAcosiber apoios proporcionados a nível da autarquia e nacional e a estratégia do grupo, que quis fazer de Arcos de Valdevez uma âncora para conseguir entrar no mercado Ibérico, motivou a instalação da AcosIber em Arcos de Valdevez.

Pertencente ao Grupo Alcen, que através de um conjunto de cerca de 25 sucursais (nas quais mais de 1600 pessoas geram um volume de negócios aproximado de 200M€), concebe, desenvolve, produz e assegura a manutenção de componentes mecânicos e electrónicos de MPVelevada complexidade, destinados, entre outros, aos sectores da defesa, aeronáutica e indústria espacial, dos caminhos-de-ferro e da construção naval, a Acosiber começou a laborar em 2006 e dedica-se ao tratamento de superfícies para a indústria, mais especificamente a aeronáutica, prestando diversos serviços como complemento da sua actividade.

Com investimentos realizados, no ano transacto, superiores a 1 milhãoMPV de euros, esta empresa tem vindo a crescer ao longo dos anos. Tem diversos clientes estrangeiros e nacionais, como por exemplo a Força Aérea Portuguesa.

É certificada tanto ao nível do sistema de Gestão da Qualidade, ISO 9001:2000, como do sistema de qualidade para o sector da aeronáutica, EN 9100:2003 (uma das duas empresas em Portugal) e, além destas, conta também com várias Certificações/Qualificações de exemplo de peçaProcessos Especiais emitidas pelos seus clientes.

Trabalhando actualmente em projectos da área da indústria aeronáutica e espacial, se se mantiver a evolução dos negócios, perspectiva a ampliação da unidade fabril, o que é um óptimo sinal para o concelho, principalmente face à conjuntura económica vivida actualmente.

Já a MPV - Mecânica de Precisão do Vez, Lda, filial da francesa AGB,MPV começou a laborar em 2001 com 3 máquinas e, tal foi o seu desenvolvimento que, actualmente, labora com 17 - investimentos em maquinaria que já perfazem os 5,6 milhões de euros; tem 70 funcionários e, no corrente ano, perspectiva fazer a contratação de mais 20.

Laborando no sector da defesa, aeronáutica, espacial, medicinal, máquinas especializadas e telecomunicações, realiza em directo as encomendas de muitos clientes franceses e europeus, nomeadamente, da Sagem, a ABX, a TYCO, a OGMA e a Fischer; tem certificação ISO 9001:2000 desde 2005.

Evidentes casos de sucesso e motivos de orgulho para o concelho, que se pode vangloriar por ter indústria em constante desenvolvimento e por ser capaz de atrair cada vez mais investimento para o seu território.

Município de Arcos de Valdevez
Top