Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Foi lançada a primeira pedra da construção do novo Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade

Foi lançada a primeira pedra da construção do novo Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade
image title
image title
image title
image title
image title
18 Novembro 2008

Domingo, dia 16 de Novembro, teve lugar, na Freguesia de Grade, a cerimónia do lançamento da primeira pedra da construção do novo Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, em Arcos de Valdevez.

Estiveram presentes Francisco Araújo, presidente da autarquia, o director da Segurança Social de Viana do Castelo, elementos da direcção do Centro Paroquial e Social de Grade e das Juntas de Freguesia que serão servidas pelo projecto, o autor do mesmo, a empresa construtora e vários populares.

Foi com a leitura da acta do encontro, posteriormenteColocação da Acta na Sapata assinada pelos intervenientes mais directos no projecto e por populares que não quiseram passar sem deixar o seu testemunho, que se deu início à cerimónia. De seguida, depois de colocado o documento num recipiente de vidro, procedeu-se à sua colocação numa sapata do edifício, benzida, de maneira a perpetuar o início simbólico desta obra tão desejada, tanto por promotores directos, como pelos populares que dela irão usufruir.

No decorrer do evento foi ainda assinado o contrato com a Centro Paroquial e Social de Gradefirma adjudicatária da obra e o protocolo de 125 mil euros com a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.

A obra, adjudicada por um milhão e duzentos mil euros, conta com um financiamento de mais de 50% da Segurança Social, Benção da cerimóniano âmbito do Programa PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, e foi, unanimemente, considerada pelos responsáveis pela sua concretização, como sendo um projecto ambicioso e sinónimo da importância que se dá à população mais idosa e carenciada.

Com a sua construção, os residentes das Freguesias de Grade, Carralcova e Cabana Maior, terão nela um porto de abrigo, já que funcionará como Centro de Dia e prestará apoio domiciliário. Este é um aspecto de grande importância para Francisco Araújo, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, que acredita ser fundamental olhar-se com mais atenção para os idosos, para aqueles que têm mais debilidades e para os que necessitam do apoio das comunidades. Questão que não pode ser resolvida sem a Assinatura do Protocolo com o Centro Paroquial e Socialhumanização da sociedade, para a qual o equipamento futuro contribui.

Para o autarca, a edificação deste novo centro, representa ainda, "uma resposta solidária para que todos tenham um amanhã com dignidade e um futuro risonho".

Além do contributo da autarquia e da Segurança Social, o projecto conta também com o apoio da população das freguesias envolvidas e do Centro Paroquial e Social de Grade.

Município de Arcos de Valdevez
Top