Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Ponte Medieval Românica de Vilela

Ponte Medieval Românica de Vilela
P7024632
P7024635
Copia_de_ponte_medieval_vilela_holofotes
14 Agosto 2008

A construção da "Nova Ponte de Vilela" recentemente inaugurada, teve reflexos positivos na preservação futura da "Ponte Medieval Românica" que mora ali ao lado, provavelmente desde meados do século XIII.
Sensível à necessidade urgente de proteger um elemento arquitectónico de grande valor concelhio, procurou o Município Arcuense encetar medidas de protecção e valorização do espaço envolvente à mesma.

Nesse sentido, limitou o seu "serviço" a ponto de passagem pedonal, poupando-a assim ao fardo das toneladas diárias que suportou muito para além do que perspectivavam os seus construtores, colocando esteiosMecos de Protecção limitadores de protecção nos dois acessos, que inviabilizam toda e qualquer possibilidade de tráfego rodoviário, tendo também sido recolocadas pedras nos parapeitos, e instalada iluminação adequada que destaca na noite a sua beleza arquitectónica.

Também os acessos do lado sul (Vilela), foram substancialmente melhorados, com a colocação de uma nova "calçada à portuguesa", e iluminação pública de qualidade, igual à da "Ponte Nova".

Uma placa em aço polido, instalada em suporte atraente, complementa o enquadramento, e presta as informações necessárias sobre este exlibris do concelho dos Arcos.

A Ponte é felizmente a mesma de sempre, mas sem dúvida que as medidas adoptadas e o novo enquadramento efectuado, convidam-nos para uma saborosa visita, tendo como Área Envolventecomplemento as maravilhosas e cristalinas águas do Vez.

Os Pedreiros que a construíram ergueram um nicho em "acção de graças" à sua Padroeira, Santa Luzia, certamente quando concluíram a união do seu arco central, parte mais difícil da execução da obra. Agora com estas medidas, prolongou-se o seu tempo de vida, dando assim possibilidade aos crentes de continuarem a usar a sua passagem para embelezar o seu altar com flores, e iluminar os espíritos com trémulas chamas, nas noites de amargura e de alegria.

Município de Arcos de Valdevez
Top