Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Google Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Arquivo Municipal

imagemO Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez, inaugurado a 11 de Julho de 2013, nasceu no âmbito de uma candidatura ao QREN em 2009, com a reconstrução das antigas instalações do jornal semanário "Notícias dos Arcos", em plena Praça Municipal.

Como edifício centenário, o seu valor histórico é notável, já que é referenciado nos estudos do Plano de Pormenor do Centro Histórico, como Imóvel de Acompanhamento, que na sua expressão geral é consonante com o envolvente tradicional de qualidade, integrando o conjunto urbano em que se insere e tornando-se, assim, representativo de uma determinada época. É dotado de 4 andares, nomeadamente de 2 depósitos, gabinetes de trabalho e área de atendimento ao público.
Sob a dependência da Divisão do Desenvolvimento Sociocultural, o Arquivo Municipal é responsável pela gestão arquivística da documentação produzida e recebida pela Câmara Municipal; compete-lhe, portanto, a recolha, selecção, avaliação, tratamento, gestão e difusão da documentação proveniente dos órgãos e serviços da Câmara Municipal, nas fases de arquivo intermédio e histórico, bem como recolher e tratar tecnicamente os arquivos e conjuntos documentais pertencentes a outras entidades do concelho de Arcos de Valdevez, com interesse histórico, patrimonial, arquivístico e ou informativo, sempre que solicitado para esse efeito.

Actualmente, o Arquivo Municipal de Arcos de Valdevez tem certificação de qualidade e integra a rede de arquivos municipais do distrito de Viana do Castelo.

Guia de Fundos

Contactos

 

Top