Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Oficinas de Criatividade Himalaya/Centro de Ciência Viva dos Arcos

och_

 

OFICINAS DE CRIATIVIDADE HIMALAYA/CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DOS ARCOS

As Oficinas de Criatividade Himalaya/Centro de Ciência Viva dos Arcos entraram para a Rede de Centros Ciência Viva a 11 de julho de 2022. Trata-se de um espaço dedicado à figura e legado de um dos maiores cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX, conhecido por Padre Himalaya, nascido em Arcos de Valdevez.

Assume-se como uma plataforma de promoção da ciência e das múltiplas áreas do Conhecimento abrangidas pelo investigador, como a Ecologia e a Eco sustentabilidade, encontrando nas famílias, nos jovens e na comunidade escolar o seu principal público-alvo.

O percurso excecional deste homem é a base de desenvolvimento do projeto, que incorpora o “Núcleo Interpretativo Himalaya”, um espaço documental e biográfico que recorre a discursos tecnológicos e informativos de última geração, e diversas salas e espaços dedicados à ciência e à pedagogia, como o “Centro da Ecocidadania” e o “Labirinto Himalaya”, dedicado igualmente à figura universal do cientista.

Em linha com a evolução tecnológica e com o objetivo de aumentar as ferramentas educacionais, integra, ainda, o “Hemisfério/Fulldome”, uma cúpula hemisférica de projeção de alta definição em 360º que transporta os espetadores para autênticas "viagens" em tempo real, traduzindo-se numa experiência inesquecível de imagem e som.

Este espaço também tem disponível a exposição "Minerais e Rochas - Colecção Silva Ferreira", composta por exemplares de minerais e rochas, fósseis e meteoritos, que refletem a geodiversidade do nosso Planeta. São centenas de amostras provenientes de países tão distantes como Chile, a Islândia, a Noruega, o Brasil e muitos outros países, para além do rico e significativo contributo de diversas regiões do território de Portugal Continental e insular.

A exposição é acompanhada de informação científica que nos enquadra nas ciências da terra, desde da geologia de Portugal, a formação das rochas e dos minerais e a evolução da vida na Terra.

O espaço exterior incorpora alguns equipamentos de uso livre e também ligados à ciência, bem como uma réplica em tamanho natural do Pirelióforo, a máquina solar apresentada por Himalaya na Exposição Universal de St. Louis de 1904.

 

Horário

  •  De segunda a sexta-feira: 9h30-12h30/ 14h00-18h00
  • Sábado: 10h00-13h00/ 14h00-18h00

 

De 15 de junho a 15 de setembro:

De segunda-feira a sábado: 10h00-13h00/14h00-18h00

Contactos / Informações

*chamada para a rede fixa nacional

 

Morada

  • Rua Dr. Félix Alves Pereira, S/N
  • 4970-456 Arcos de Valdevez
Top