Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

MAIOR ORÇAMENTO MUNICIPAL DA ÚLTIMA DÉCADA

MAIOR ORÇAMENTO MUNICIPAL DA ÚLTIMA DÉCADA
23 Novembro 2023

 

MAIS APOIO ÀS PESSOAS, INSTITUIÇÕES E ECONOMIA E REFORÇO DO INVESTIMENTO

O Município de Arcos de Valdevez aprovou, para 2024, o maior Orçamento Municipal da última década, com um valor de cerca de 36,5 milhões de euros.

Com um maior envolvimento e proximidade às entidades e aos arcuenses, ambicionamos mais qualidade de vida e melhores oportunidades para as gerações atuais e futuras.

Este é um Orçamento em que reforçaremos o apoio às pessoas, às instituições e à economia.

Pretendemos reforçar a política de incentivos económicos e fiscais amiga das famílias e das empresas.

Será reforçada a parceria entre a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia, as instituições e as associações.

Serão aumentados os investimentos em projetos estruturantes para o desenvolvimento sustentável de todo o concelho de Arcos de Valdevez.

No Desempenho Orçamental, destacamos a redução da dívida à banca, o cumprimento da regra de equilíbrio orçamental e uma gestão económica e eficiente dos recursos financeiros disponíveis.

O ano 2024 ficará marcado pela concretização de investimentos municipais por todo o concelho nas mais variadas áreas e pelo reforço dos protocolos de apoio a todas as Juntas de Freguesia.

As Grandes Opções do Plano têm previsto um valor de investimento de 24,2 milhões de euros, o maior investimento dos últimos anos nas Funções Sociais, com um valor de 13,8 milhões de euros, seguindo-se as Funções Económicas, com 6,9 milhões de euros, a parceria com as Juntas de Freguesia, com 2,4 milhões de euros e as Funções Gerais, com 1,1 milhões de euros.

Na educação e conhecimento será realizado investimento na modernização dos edifícios e equipamentos escolares e na ação social escolar, bem como no apoio ao ensino superior. Irá avançar a ampliação da creche de Padreiro.

Na saúde e bem-estar será reforçada a parceria e apoiadas as obras de requalificação e melhoria das unidades de cuidados de saúde primários no concelho.

Na coesão social e habitação a Autarquia incrementa o apoio social às pessoas com dificuldades. Avançaremos com a construção de habitações sociais em Guilhadeses, Parada e Souto e pretendemos construir habitações a custos controlados, em Vilafonche.

A Câmara Municipal apoiará as obras de melhoria e conforto habitacional de pessoas desfavorecidas, as rendas e a aquisição, reabilitação e construção de habitação, nomeadamente dos jovens.

Na cultura, desporto e lazer a Autarquia continuará a investir na requalificação e modernização dos espaços culturais e desportivos municipais e a apoiar a atividade do movimento associativo do concelho. Depois de concluídos os campos de Ténis e Padel, continuaremos a investir na 3ª fase da Zona Desportiva.

No urbanismo e mobilidade sustentável serão requalificados diversos espaços públicos pelo concelho. Avançaremos com os projetos de melhoria da acessibilidade de pessoas com dificuldades. Iremos beneficiar a EN 101 em Paçô e a EN 303, em Vilafonche. Será reforçado o investimento na expansão da rede de fibra ótica e da rede de wifi no concelho.

No valorização e sustentabilidade ambiental será realizado investimento nas redes de abastecimento de água e de saneamento, recolha de resíduos, iluminação pública e eficiência energética. Pretendemos continuar a investir na valorização do PNPG e no projeto da Branda Científica de S. Bento do Cando.

No desenvolvimento económico e inovação, o Município vai investir no alargamento e qualificação dos parques empresariais e apoiar o Centro de Tecnologia e Inovação, o Centro de Incubação e o Centro de Formação.

No setor rural, comercial e empresarial está previsto dar continuidade a um conjunto de programas de apoio ao investimento e à dinamização da economia, dos quais o “INVESTARCOS”, o “PROCOM” e o “VALORIZAR” - Produtores e os Produtos Locais. A Autarquia pretende avançar com o projeto da Quinta Ciência Viva / Centro de Inovação Rural no Centro de Formação de Monte Redondo.

No turismo sustentável a Autarquia vai avançar com a obra da Ecovia de Paçô a S. Jorge e Ermelo. Será realizado investimento na valorização do Território Oeste do Concelho e na melhoria de trilhos, miradouros e outros espaços de visitação pelo concelho.

Na proteção civil e segurança serão investidas verbas em diversas atividades e infraestruturas e reforçada a melhoria do Centro de Meios Aéreos.

 Na governação de proximidade será realizado investimento na modernização e transição digital dos serviços municipais. Continuaremos a dinamizar o Gabinete Municipal de Apoio ao Emigrante/Imigrante e a intensificar o relacionamento com as nossas comunidades de emigrantes.

Segundo o Edil João Manuel Esteves “A Câmara Municipal pretende com a execução deste Orçamento, continuar a construir um concelho mais inclusivo, inovador, atrativo e sustentável para viver, trabalhar, investir e visitar.”

 

Município de Arcos de Valdevez
Top