Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Aprovado Projeto de Regulamento do Cartão Municipal de Família Numerosa

Aprovado Projeto de Regulamento do Cartão Municipal de Família Numerosa
19 Setembro 2023

 

O Município de Arcos de Valdevez, decidiu apoiar as famílias numerosas residentes no concelho, procedendo à criação do Cartão Municipal de Família Numerosa, cujo projeto de regulamento foi recentemente aprovado em reunião de Câmara.

Este documento seguirá agora para a Assembleia Municipal para aprovação deste órgão, seguindo-se a respetiva publicação em Diário da República.

Após este momento, os interessados poderão dirigir-se aos Serviços Municipais para efetivar o pedido de adesão ao respetivo Cartão Municipal de Família Numerosa.

Com este cartão é conferida a possibilidade de aceder a um conjunto de serviços, a custos mais reduzidos, cooperando, apoiando e estimulando, desta forma, o seu bem-estar, equilíbrio e desenvolvimento integral.

O Cartão Municipal de Família Numerosa destina-se a apoiar todos os agregados familiares, com três ou mais filhos, residentes no concelho de Arcos de Valdevez.

Este cartão, pessoal e intransmissível, é emitido pelo Município, mediante o preenchimento de formulário especialmente destinado para o efeito, sendo entregue, gratuitamente, a cada um dos membros do agregado familiar.

O Cartão Municipal de Família Numerosa atribui aos/às seus/suas titulares os seguintes benefícios, por agregado familiar: redução de 50 % no valor das refeições escolares a pagar pelo aluno; redução em 50% do valor dos encargos com o prolongamento do horário das crianças que frequentam o pré-escolar da rede pública; redução em 50 % nas entradas para espetáculos culturais, desportivos, recreativos e outros organizados pelo Município de Arcos de Valdevez; redução em 30 % nas entradas nas piscinas municipais e outros equipamentos desportivos; redução em 50% no valor das taxas devidas pelas licenças e autorizações para execução de obras particulares, quando se trata de primeira habitação; acesso à tarifa familiar de água e saneamento mediante a apresentação do cartão família;

outros apoios que venham a ser objeto de deliberação da Câmara Municipal.

Com esta medida o executivo Municipal visa promover incentivos que conduzam ao aumento da natalidade, à fixação de pessoas no território e à melhoria das condições de vida das famílias residentes, designadamente das famílias numerosas, as quais desempenham um papel de grande importância para o concelho dado o contributo demográfico que prestam à sociedade no aumento do número de nascimentos e na renovação geracional.

Top