Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Protocolo com Universidade do Minho reforça investigação nos Fortes do Extremo

Protocolo com Universidade do Minho reforça investigação nos Fortes do Extremo
bragandelo
12 Setembro 2023

A Câmara Municipal aprovou uma adenda ao protocolo de colaboração com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UM), no valor de 7.504,43 €, para continuar com a execução de Estudos de Arqueologia e História, Levantamentos Topográficos Especializados, Conceção e Produção de Conteúdos para divulgação, realizados no âmbito do Estudo de Valorização e Divulgação do Sistema Fortificado de Portela-Extremo, promovido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, com coordenação científica e técnica da Unidade de Arqueologia da UM.

Através deste protocolo, dar-se-á continuidade a estudos de arqueologia e História e à execução de levantamento topográfico detalhado e de reconstituição fotogramétrica e 3D.

Esta intervenção destaca a importância histórica e cultural destes monumentos, existindo por tal uma continuada vontade de criar condições para que se consolidem como referência nacional e internacional.

Estes Fortes, enquadrados no período da Guerra da Restauração da independência portuguesa do século XVII, representam uma mais-valia para a História, a cultura e o Turismo do concelho e da região, uma vez que são exemplares únicos no contexto de toda a Península Ibérica, não só pelo estado de conservação, mas sobretudo pelas preciosas informações que trouxeram sobre esse conflito histórico e a importância do Extremo e de Arcos de Valdevez no contexto dessa Guerra peninsular. 

 

 

 

 

Top