No passado domingo, dia 17 de Maio, o Clube de Caça e Pesca de Arcos de Valdevez organizou, em colaboração com a Federação de Caçadores entre Douro e Minho e a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, uma iniciativa de recolha de lixos a várias zonas de Caça Associativa do concelho que constantemente sofrem com o despejo ilegal de entulho.
Cerca de 20 caçadores e elementos dos Serviços de Protecção Civil e de Higiene e Limpeza da Câmara Municipal estiveram durante a manhã, em Barbeitos, na zona de Caça Associativa do Extremo, na Carapuça, zona de Caça Associativa de Rio Frio, e na zona de caça municipal, onde puderam recolher, entre outros artigos, colchões, sofás podres, frigoríficos desfeitos, isolamento de cabos eléctricos, roupas velhas, plásticos e pára-choques.
Segundo Joaquim Campos, presidente do Clube de Caça e Pesca de Arcos de Valdevez, "foram detectadas nas bermas e nos caminhos florestais, minimamente transitáveis, autênticas lixeiras clandestinas feitas por alguém que não tem o mínimo de respeito pelo ambiente e pelos direitos dos outros".
Para os elementos envolvidos nesta acção, apesar das condições adversas que se fizeram sentir durante a manhã de domingo, a iniciativa teve um balanço positivo e será para se desenvolver mais vezes. Apelam também à colaboração das pessoas para que não despejem lixo clandestinamente e comuniquem ao Clube de Caça e Pesca quando detectarem detritos nestas zonas de caça.
Todos os artigos encontrados foram recolhidos pelos camiões cedidos pela Câmara Municipal para o efeito.