- BUPi - Balcão Único do Prédio
- Apoio ao Emigrante
- HabitArcos - Apoios e Incentivos à Habitação
- T-Invest – Apoios e Incentivos
- Cartão Municipal de Família Numerosa
- Orçamento Participativo
- Ambiente
- Desporto e Associativismo
- Juventude
- Voluntariado
- Ação Social
- Vez de Igualdade
- Educação
- Cultura
- Administração Municipal
- Urbanismo
- Proteção Civil
- Apoio ao Consumidor
- Balcão Municipal
- Requerimentos e Regulamentos
- Juntas de Freguesia
- Água e Saneamento – Apoio Social e Tarifários Especiais
- Viver
- Cultura
- Espaços
- Rede de Equipamentos
- Casa das Artes - Biblioteca Municipal
Casa das Artes - Biblioteca Municipal
A atual Casa das Artes é, na sua origem, um edifício setecentista, classificado em 1982 como Imóvel de Interesse Público, e conhecido como "Casa do Terreiro" ou do "Conselheiro", ocupando uma área espacial fronteira ao Jardim dos Centenários, entre as igrejas Matriz e do Espírito Santo. A sua construção situa-se na segunda metade do século XVIII.
Tipologicamente encontramos um espaço arquitetónico integrado na denominada "casa-comprida", de planta retangular, onde se destaca uma fachada posterior de três pisos, originalmente com ligação direta ao Rio Vez. O primeiro piso possuía arcada, o segundo uma loggia com colunas sob plinto, posteriormente fechada para criação de um jardim de Inverno. Ao nível do andar nobre destaca-se a magnifica claraboia e os cinco salões decorados com pintura em tela e cuidado trabalho em estuque. O frontispício, de dois pisos, apresenta-se dividido em três corpos, assinalando a entrada nobre. O elemento brasonado aí existente substitui, provavelmente, um elemento idêntico pertencente à família fundadora da casa.
A intervenção desenvolvida no espaço da Casa das Artes Concelhia assentou na recuperação do edifício do século XVIII, prevendo a instalação de um espaço cultural integrando uma biblioteca, um auditório e uma área de exposições.
Neste sentido, a aposta municipal centra-se no alargamento e dotação de espaços eminentemente culturais. As infraestruturas e os equipamentos do edifício permitem o desenvolvimento de novas modalidades ligadas à produção cultural e artística nas suas diversas componentes temáticas: cinema, música, artes plásticas, teatro, entre outras, apoiando a criação e produção cultural, motivando e promovendo acontecimentos locais, de outra forma irrealizáveis. O desenvolvimento deste projeto e a lógica de organização de manifestações culturais, centra-se na concretização de iniciativas diversificadas, tentando captar diferentes grupos etários, de públicos e de culturas, estimulando, de igual modo, a fixação de população e a valorização do património cultural.
Em conexão, mas com possibilidade de operar autonomamente, encontramos o espaço do Auditório, com 232 lugares sentados e um palco de dimensões contidas, integrando igualmente um Foyer com zona de exposições temporárias e um Bar/café de dinâmica própria.
- Casa das Artes/ Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo
- Jardim dos Centenários
- 4970-433 - ARCOS DE VALDEVEZ
- Telefone: 258 520 520*
- Email:casadasartes@cmav.pt / biblioteca@cmav.pt
- Site:https://casadasartes-arcosdevaldevez.blogspot.pt / https://redebibliotecas.cmav.pt/
*chamada para a rede fixa nacional
O Município de Arcos de Valdevez subscreveu o Pressreader, uma aplicação digital que disponibiliza os conteúdos integrais de mais de 7000 revistas e jornais portugueses e estrangeiros.
Aceda aqui: https://redebibliotecas.cmav.pt/
Horário:
De segunda a sexta:
- 9:30 às 12:30
- 13:30 às 17:30
Sábado:
- 14:00 às 18:00