Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Vereador do Turismo reuniu com produtores e artesãos do concelho para definir algumas questões ligadas à realização das feiras de artesanato promovidas pela Câmara Municipal/ARDAL

P1277800 1 1024 2500
28 Janeiro 2009

Realizou-se no dia 27 de Janeiro, no Auditório do Centro Municipal de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez, uma reunião entre a autarquia e a ARDAL - Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima, e os vários produtores e artesãos do concelho que costumam marcar presença nas feiras de artesanato promovidas pela edilidade, em parceria com a referida associação.

O objectivo deste encontro foi o de, em conjunto, autarquia/ARDAL e produtores, encontrarem as melhores formas de organizarem as feiras deste ano, nomeadamente, acertar as datas da sua realização e as melhores formas de se exporem os produtos, gerando ideias e colocando as várias hipóteses para que os certames decorram de feição para todos osReunião CMAV/ARDAL intervenientes.

Em foco estiveram a Feira de Nanterre, em França, mais propriamente, "Portugal en Fête à Nanterre", a "Feira Mostra - Terras do Vez - Sabores e Tradições" e a "Feira do Soajo - Feira das Artes e Ofícios Tradicionais".

A Feira de Nanterre é um certame organizado pela comunidade portuguesa sedeada nesta localidade e destinado exclusivamente a produtores portugueses. Este ano decorrerá durante os dias 4 e 5 de Abril, existindo, já, vários produtores e artesãos Reunião CMAV/ARDALarcuenses interessados em participar, visto esta ser uma óptima oportunidade de divulgação dos seus artigos no exterior, com a mais-valia da Câmara Municipal/ARDAL assumirem o pagamento das suas deslocações, os stands na feira e o transporte dos seus artigos.

Relativamente à "Feira Mostra - Terras do Vez - Sabores e Tradições" ficou acertado, de comum acordo, que se deveria realizar nos dias 17,18 e 19 de Abril, coincidindo com o fim-de-semana gastronómico. Das várias ideias que foram surgindo ao longo da reunião, ficou decidido que esta se deve alargar a artesãos de outras localidades, criando núcleos regionais. Desta formaREUNIÃO CMAV/ARDAL conseguirá cativar mais as pessoas da terra que, ficarão a conhecer um pouco mais a cultura de outras localidades e, ao mesmo tempo, conseguirá trazer mais visitantes de fora a conhecer os costumes e sabores arcuenses.

Por último, em discussão esteve a organização da Feira do Soajo - Feira das Artes e Ofícios Tradicionais", ficando acordado que esta se realizará nos dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto. O modelo do certame será para manter, com a habitual animação e expositores vários, sofrendo apenas algumas alterações, nomeadamente, no que diz respeito à existência de mais tasquinhas onde os visitantes poderão aliar um bom vinho a petiscos vários.

A realização destas feiras tem sido feita há já vários anos, sendo do maior interesse da autarquia e dos produtores que os certames decorram sempre pelo melhor, por isso, é que existiu e existe, por parte da edilidade, a preocupação de saber as opiniões dos artesãos e produtores, colocando-os ao corrente em relação a todos os pormenores das suas organizações.

image title
image title
image title
image title
Município de Arcos de Valdevez
Top