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Sistema de Gestão da Qualidade foi Discutido no Auditório do Centro Municipal de Informação e Turismo

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13 Fevereiro 2013

Na passada sexta-feira, dia 8 de Fevereiro, realizou-se no Auditório do Centro Municipal de Informação e Turismo de Arcos de Valdevez, uma reunião de Revisão do Sistema de Gestão da Qualidade que teve como objetivos principais fazer-se o balanço do ano transato e definir novos objetivos para o ano de 2013.

Assim, dos pontos discutidos fizeram parte a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), em 2012 - apreciação global; a Política da qualidade e respetiva análise dos resultados face aos objetivos aprovados no ano de 2012, e, por último, a definição dos objetivos para o ano de 2013.

Relativamente ao primeiro ponto - Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), em 2012 - apreciação global - ficou bem claro que o SGQ implementado em toda a Autarquia, e já certificado, tem dado mostras de estar no bom caminho, garantindo a melhoria contínua dos serviços prestados.

Em dezembro de 2012 foi aprovada e reestruturação dos serviços do município, tendo-se adequado o número de processos e de gestores que integram o Sistema da Qualidade ao novo organigrama. Foi igualmente aprovada a criação de um novo processo, denominado "Gestão da Proteção Civil".

 Relativamente ao segundo ponto, Política da Qualidade, verificou-se que ela é consistente com as necessidades e expectativas dos clientes, com o modelo organizacional da Autarquia, bem como com a sua missão, pelo que não necessitou de ser revista. A política encontra-se afixada ao longo da Organização e, de um modo geral, é compreendida por todos os colaboradores.

O Município tem como preocupação fundamental e prioritária a melhoria da qualidade de vida dos seus munícipes, materializada na qualidade dos seus serviços e na concretização dos objetivos. Neste propósito, em 2012 foram definidos objetivos para os processos da Organização, com base nos quais foi monitorizado e/ou medido o seu desempenho ao longo do ano.

Da análise dos resultados obtidos face aos objetivos aprovados, salientou-se que o Município obteve um índice de satisfação global dos seus clientes na ordem dos 84%; sendo que 76% dos objetivos propostos foram cumpridos com vista à promoção da melhoria da eficiência do SGQ. Em termos de ações corretivas verificou-se que 90% das mesmas foram implementadas dentro dos prazos definidos. Porém, há consciência da necessidade de tratar não conformidades e incrementar/incentivar a implementação de ações corretivas e de melhoria para o alcance dos mesmos.

Por último, durante esta sessão foram definidos objetivos para os processos da Organização, com base nos quais irá ser monitorizado e/ou medido o seu desempenho ao longo do presente ano (2013).

Município de Arcos de Valdevez
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