Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Projectos que beneficiarão Arcos de Valdevez nas áreas do Ensino e Transportes

Projectos que beneficiarão Arcos de Valdevez nas áreas do Ensino e Transportes
10 Janeiro 2008

As últimas semanas têm sido pródigas em notícias, nomeadamente, o anúncio recente da dotação da sede do concelho de uma nova EB1/Jardim de Infância e a mais-valia que a instalação de um apeadeiro previsto em Ponte de Lima - no traçado de alta velocidade entre Porto e Vigo - poderá aportar à população de Arcos de Valdevez.

A escola a edificar na sede do concelho terá um custo de 3 milhões de euros e a sua construção decorrerá durante dois anos, estando o seu início apontado para Setembro de 2008 e o desfecho previsto para meados de Agosto de 2010.

Esta infra-estrutura será construída num loteamento da Quinta do Paraíso, numa área urbana ainda em expansão, localizada numa das entradas da Vila de Arcos de Valdevez e próxima de equipamentos de apoio, como a Central de Camionagem e o parque de Desportos.

A propósito da construção da nova EB1/Jardim de Infância na sede do Concelho, Francisco Araújo, em declarações ao NA, afirmou que este "projecto de construção vem de encontro aos objectivos estabelecidos na Carta Educativa. O Município de Arcos de Valdevez - ao longo dos últimos anos - procedeu à reestruturação do seu parque escolar, construindo uma nova escola na sede do concelho (uma Escola Básica Integrada - EBI), edificando uma EBI/JI em Távora (Santa Maria) e está a concluir a construção de outra escola similar em Sabadim".

O autarca acrescentou ainda que "dando cumprimento à Carta Educativa, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez já deliberou abrir concurso para a construção de uma EB1/JI na sede do concelho, prevendo-se futuramente intervir em Soajo a fim de criar melhores condições aos alunos do Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG)".

Esta política de reestruturação das novas escolas encara-a como "forma de combate à exclusão e ao combate escolar e como meio de criação de melhores condições de aprendizagem".

É neste contexto que se prevê uma "reestruturação da escola de Soajo com a finalidade de servir as necessidades educativas daquela freguesia em articulação com a de Gavieira".

Arcos de Valdevez pode ficar a 30 minutos do TGV

Relativamente à grande mais-valia, para a população de Arcos de Valdevez, do traçado de comboio de alta velocidade que ligará a capital do Norte (Porto) e Vigo; a instalação de um apeadeiro em Ponte de Lima "poderá [segundo o autarca] ser para o Vale do Lima e para o município de Arcos de Valdevez uma vantagem competitiva, melhorando a acessibilidade no que se concerne às longas distâncias. Por isso, consideramos importante que o município fique com uma estação do TGV a uma distância de pouco mais de 30 minutos que possibilitará beneficiar desse meio de transporte sem sofrer as consequências da sua passagem pelo concelho. Vemos com bons olhos o projecto em termos de desenvolvimento futuro".

Armando Fernandes de Brito

Município de Arcos de Valdevez
Top