Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

Secretário de Estado da Cultura inaugurou 7º Congresso Internacional 'Casa Nobre' em Arcos de Valdevez

24 Novembro 2025

A Casa das Artes de Arcos de Valdevez acolheu a 7ª edição do Congresso Internacional “Casa Nobre”, este ano dedicado ao tema “Um Património Para o Futuro”, e que reuniu cerca de 200 participantes entre investigadores, especialistas e representantes de diversas instituições de Portugal, Alemanha, Brasil, Espanha, Itália, Malta e Marrocos.

A sessão inaugural contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Alberto Santos, e do Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, Olegário Gonçalves.

Nas palavras dirigidas aos participantes, ambos realçaram a importância do evento e o património histórico do concelho, com relevo para a capacidade de enaltecer o território e abrir portas para o futuro.

 O evento, que vai na sua sétima edição, decorreu de 20 a 22 de novembro e recebeu 4 palestras, 3 delas internacionais, 64 comunicações de diferentes países, e 11 mesas redondas temáticas, tendo por base os 4 sub-temas do congresso: memória histórica, arquivos e documentação familiares, património construído e turismo e desenvolvimento regional.

Nesta edição foi apresentado o nono volume dedicado à Casa de Requeijo, bem como 3 publicações de edição municipal: “Heráldica Monumental do Concelho de Arcos de Valdevez” e “Valdevez Medieval. Documentos. III. Arquivos de Lisboa (1480-1518), para além da versão digital (e-book) das Atas do 6º Congresso Casa Nobre.

Na sessão de encerramento do Congresso, que contou com a presença da Vice-Presidente da autarquia arcuense, Emília Cerdeira, foi também entregue o Prémio D. Fernando José de Mascarenhas – Marquês de Fronteira, que este ano distinguiu Eduardo Domingues, investigador, ligado ao Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento.

A primeira edição aconteceu em 2005, no âmbito do projeto “Casas Armoriadas do Concelho de Arcos de Valdevez”, iniciado em 1989 e que tem já 9 volumes temáticos de investigação profunda sobre casas históricas arcuenses e as respetivas famílias. 

A Comissão Científica do Congresso é composta por 30 membros das principais Universidades portuguesas e Centros de Investigação nacionais.

 O Congresso Internacional Casa Nobre é organizado pelo Município de Arcos de Valdevez, em parceria com o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, e a Universidade do Porto.

 

Conteúdo atualizado em24 de novembro de 2025às 16:50
Partilhar
Top