Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

Quintos Leitores - Concurso Concelhio de Leitura

31 Março 2026

Integrado na Semana Concelhia da Leitura, Ciência e Arte realizou-se no passado dia 26 de março, na Casa das Artes, mais uma edição do concurso “Quintos Leitores", que já conta com 15 edições!

Este concurso destina-se a todos os alunos do 5° Ano das Escolas do Agrupamento do Concelho, que este ano, tiveram de estudar a obra “O Guardião da Constituição” de Isabel Minhós Martins.

O júri foi composto pela Vereadora da Educação, Marlene Barros, pela Bibliotecária Municipal, Catarina Viana, e pela Diretora do Agrupamento de Escolas de Valdevez, Anabela Araújo.
A iniciativa envolveu dezenas de participantes e, após as provas de escolha múltipla e leitura expressiva em voz alta, saíram vencedoras as alunas: 1° lugar a aluna Joana Sousa da costa (5ºA), em 2° lugar Inês Brito (5ºC) e em 3° lugar a aluna Mariana Lima Gomes (5°A)!
Os momentos musicais estiveram a cargo de várias turmas do Agrupamento e do Clube de Música, sob orientação das Professoras Helena Silva e Lindiva Pereira, tendo colaborado também na organização desta edição, as professoras Alexandrina Martins e Teresa Cardoso.

O “Quintos leitores” organizado pelo Município de Arcos de Valdevez através da Casa as Artes / Biblioteca Municipal Tomaz de Figueiredo, em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Valdevez, pretende fomentar o hábito da leitura e promover competências de compreensão leitora nos alunos, com o lema de incentivar o prazer de ler. 

Conteúdo atualizado em31 de março de 2026às 09:36
Partilhar
Top