Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

Programa “Praça da Alegria” da RTP esteve em Arcos de Valdevez

28 Janeiro 2009

A vila de Arcos de Valdevez foi hoje, dia 28 de Janeiro, o cenário escolhido para as intervenções de exterior da emissão do programa televisivo "Praça da Alegria", apresentado pelos conhecidos apresentadores Jorge Gabriel e Sónia Araújo.

Hélder Reis, o locutor encarregue por fazer intervenções em directo ao longo do programa a partir de vários pontos do país, marcou presença na conhecida Tasca do Delfim e Doçaria Central, lugares típicos e de grande tradição desta vila.

Na Tasca do Delfim, local de grande fama na região devido ao seu proprietário cujo nome baptizou o estabelecimento, houve tempo para Portugal ficar a conhecer um pouco mais sobre este mestre da concertina, que desde miúdo se dedica à arte de a tocar, reunindo,Sr.Moscoso actualmente, no seu estabelecimento cerca de 100 destes instrumentos, oriundos de "toda a parte do mundo", e ouvir uma das suas "modinhas", som bastante usual por terras do Minho.

Assumindo o seu "vício" pelo instrumento, o tocador que semanalmente recebe na sua tasca cerca de 10 excursões nacionais e de Espanha, chegou mesmo a afirmar que, "se me faltar alguma, não descanso enquanto não a tenho!"

De seguida, Hélder Reis visitou a tão conhecida Doçaria Central. Especializada em Doce sortido, pão-de-ló, charutos dos Arcos e Rebuçados dos Arcos, esta é uma casa que existe desde 1830 e se tem mantido sempre na mesma família.

Clara Galvão, filha da actual doceira, Alzira Galvão, abriu o apetite a todos aqueles que a viram, mostrando os Doçaria Centralafamados doces e explicando por linhas ténues a composição dos mesmos, já que o segredo da feitura dos doces está em família e será para assim se manter, durante, pelo menos, mais uma centena de anos.

Aproveitando o cenário, o locutor, ainda teve tempo para entrevistar José Moscoso, um artesão da terra que, trabalhando madeira e areia, se dedica, há já vários anos, à feitura de espigueiros e outros artigos regionais como as Eiras.

Durante esta divulgação de alguns exemplos do melhor que se faz e há em Arcos de Valdevez, a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez esteve sempre presente, assegurando que nada faltava para que a emissão decorresse da melhor forma.

Município de Arcos de Valdevez
Conteúdo atualizado em1 de junho de 2017às 16:05
Partilhar
Top