Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

Freguesia de Arcos (Salvador) expôs a Francisco Araújo as suas necessidades

08 Abril 2009

No passado dia 3 de Abril, Arcos (Salvador) foi outra das 51 freguesias do concelho a receber a visita do presidente da Câmara Municipal, Francisco Araújo.

O encontro entre o autarca e o executivo local foi na Sede da Junta de Freguesia da localidade onde foram enumeradas várias questões importantes para Arcos (Salvador).

O presidente da Junta começou por expor a necessidade de construção da nova Sede da Junta de Freguesia pois, segundo o mesmo, a actual já começa a não ter as condições necessárias ao seu bom funcionamento; a conhecida Praça Vermelha também foi referida na reunião devido à sua escadaria que se encontra bastante danificada e tem provocado várias quedas a quem por lá tem de passar; outra questão abordada pelo presidente da Junta foi a do abandono consecutivo de viaturas na zona de S.Bento. Situação que tem deixado a Junta de Freguesia bastante desagradada, chegando a afirmar que a zona se está a transformar "no cemitério dos carros"; durante a conversa foi também referida a necessidade de se construir uma nova Casa Mortuária para a realização de velórios porque a do Cemitério de S.Bento se encontra em muito mau estado. A ideia do executivo local seria aproveitar a nova construção para usufruto das freguesias de Arcos (S.Paio) e Arcos (Salvador); foi pedido um eco ponto para S.Bento e avançadas questões relacionadas com a limpeza da praia da valeta e da abertura das casas de banho de serventia aos banhistas.

Neste encontro foram ainda abordadas questões relacionadas com o maior uso das colunas de exteriores instaladas em várias ruas da Vila - para o presidente da Junta a sua utilização é muito importante porque o "som nas ruas daria outro ambiente à Vila, principalmente em altura de festividades"; foi também exposta a Francisco Araújo a vontade de se voltar a fazer o célebre tapete da procissão da Nossa Srª. do Castelo, adiantando que "já não se faz há cerca de 3/4 anos e as pessoas querem-no de volta", e, por último, questões relacionadas com o vandalismo existente nas ruas, nomeadamente na zona do Jardim dos Centenários, mais propriamente atrás da Igreja do Espírito Santo, e no estacionamento do Piolho. Locais que poderiam ser mais utilizados pela população se esta situação não existisse.

Relativamente às questões colocadas, Francisco Araújo avançou que o projecto da nova Sede da Junta já está em andamento e que, por isso, futuramente a antiga Sede poderá servir para a construção da nova Casa Mortuária das freguesias - solução vista com muito bons olhos pelo presidente da Câmara Municipal que referiu que o local "tem estacionamento, está no centro da Vila e perto do Cemitério de S.Bento".

A realização do tapete da procissão da Nossa Srª do Castelo também é do agrado do edil, que apenas avançou ser necessário encontrar uma solução para não se manchar o pavimento devido à coloração do serrim do qual é feito.

O autarca também adiantou que em relação à segurança e ao vandalismo já estão a ser tomadas providências, nomeadamente em relação à colocação de mais iluminação pública em alguns locais críticos da Vila e de câmaras de vigilância - segundo o autarca a base do concurso para este projecto é de 50.000,00 euros.

Em relação a todas as outras situações apontadas, Francisco Araújo expressou a sua concordância para com o executivo local, prometendo que seriam tomadas medidas muito em breve.

Município de Arcos de Valdevez
Conteúdo atualizado em1 de junho de 2017às 16:05
Partilhar
Top