Decorreu ontem, 17 de Maio, na Comissão de Coordenação Regional do Norte um encontro que juntou alguns dos candidatos a deputados às próximas eleições legislativas, como Francisco Assis (PS), Honório Novo (PCP), Carlos Abreu Amorim (PSD), João Semedo do BE e José Pedro Aguiar Branco (PSD), com o objectivo de discutir a aplicação do QREN no Norte, a evolução da Economia Regional, as exportações, o desemprego e a Regionalização, bem como a reforma do Estado.
Nesta reunião, presidida por Carlos Lage, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Francisco Araújo, Presidente do Conselho Regional do Norte e Presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, apelou novamente à implementação das Regiões Administrativas no País, contra o actual modelo centralista e ineficaz, do ponto de vista da racionalização dos meios e recursos financeiros, económicos, políticos, sociais e humanos.
Apelou também a todos os partidos e respectivos candidatos para que se empenhem nesta dura batalha, de maneira a que Portugal se torne mais homogéneo, justo e equilibrado no que respeita à riqueza.
Francisco Araújo destacou também o facto de Portugal ter um modelo ultrapassado e ineficaz que levou a que a região norte seja a mais pobre de Portugal e a que se encontra mais longe da convergência europeia.
Aguiar Branco, também defensor da regionalização, enfatizou o discurso de Francisco Araújo bem como o de outros candidatos defensores da descentralização que a consideram um factor essencial para obter um modelo de desenvolvimento capaz de combater as assimetrias, tornando o país mais homogéneo e equilibrado.
O debate foi bastante participado e contributivo para esclarecer pontos de vista sobre esta temática cada vez mais obrigatoriamente na ordem do dia.