Na passada sexta-feira, dia 19 de Fevereiro, Francisco Araújo, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez, foi eleito presidente do secretariado distrital de Viana do Castelo para o triénio 2010-2012, sucedendo no cargo ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, Dr. Oliveira e Silva.
Nesta eleição, a acompanhar Francisco Araújo ficam, como primeiro e segundo secretário, respectivamente, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima e o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Monção.
Resultante da unanimidade de todos os provedores das Santas Casas da Misericórdia do Alto Minho, este secretariado - órgão distrital da União das Misericórdias Portuguesas - pretende intensificar a acção das Misericórdias do distrito de Viana do Castelo junto da população, promover a articulação com o Estado, a Igreja, as autarquias e as outras Instituições de Solidariedade Social, bem como promover a cooperação e ajuda entre todas as Misericórdias.