A Câmara Municipal e a Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca encontram-se a desenvolver um projeto que visa reintroduzir dinâmicas e práticas agrícolas ancestrais em algumas freguesias do nosso concelho.
Recentemente, a equipa esteve na freguesia Padroso, com o objetivo de sensibilizar os produtores locais para a plantação da batata, bem como identificar os interessados em integrar esta iniciativa e definir os respetivos moldes de participação. Todo o processo será acompanhado pela Cooperativa Agrícola, nomeadamente ao nível da plantação, adubação lavrada, e escoamento do produto.
Nesta reunião estiveram também presentes a Junta de Freguesia de Padroso e a Associação Amigos da Terra de Padroso.
No âmbito deste projeto já foram também realizadas reuniões com os produtores, Juntas de Freguesia e associações locais na Miranda, onde se pretende realizar a sementeira do Centeio e do Trigo no próximo mês de outubro, e em Sistelo, onde está prevista, para breve, a plantação de milho e feijão.
Esta iniciativa reforça o compromisso com a valorização do mundo rural, promovendo a sustentabilidade e a preservação das tradições agrícolas do concelho.