Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

Escavação arqueológica em Arcos de Valdevez revela Castro de elevada importância no Norte de Portugal

05 Fevereiro 2026

Município e Arqueólogos fizeram sessão de sensibilização para a população das freguesias de Eiras, Mei e Aboim das Choças

O Município de Arcos de Valdevez, em parceria com a empresa Era Arqueologia, realizou duas ações de sensibilização dirigidas às comunidades das freguesias de Eiras, Mei e Aboim das Choças, com o objetivo de despertar a população para a importância dos trabalhos arqueológicos desenvolvidos no designado “Castro de Eiras”.

O local foi alvo de intervenção arqueológica no verão de 2025 e serviu para avaliar o seu potencial arqueológico, que se revelou bastante grande, tendo em conta não só a dimensão do Castro, localizado numa área de 10 hectares, mas sobretudo a conservação e extensão dos vestígios.

Através de uma prospeção geofísica (georadar e magnética), os arqueólogos conseguiram detetar uma enorme área com múltiplos elementos arqueológicos (habitações, arruamentos, estruturas defensivas) associados aos séculos II a.C. a I d.C., acabando por integrar a descoberta num projeto mais amplo de estudo da Romanização do Vale do Vez, e colocando este Castro numa lista de referência e importância para o Norte de Portugal e para o país.

Na primeira campanha arqueológica foi possível constatar que a descoberta tem ligação à Idade do Ferro, com a presença de ruínas de uma casa redonda, com um vestíbulo exterior, e alguns silos, e que serviria para armazenar produtos. Os arqueólogos anunciaram ainda que o Castro foi romanizado, já que as escavações permitiram encontrar elementos arqueológicos desse período.

Nas sessões, o Presidente da Câmara Municipal, Olegário Gonçalves, enalteceu a descoberta que valoriza o território a norte do concelho e anunciou a realização de algumas visitas guiadas, exclusivas à população, para que possam conhecer melhor a descoberta.

O autarca referiu ainda que as escavações arqueológicas irão continuar durante os próximos anos, e realçou a vontade do Município em construir um Centro Interpretativo com o objetivo de atrair turistas e visitantes, promovendo o território e dinamizando a economia local.

O objetivo principal foi sensibilizar para a preservação deste importante marco da nossa história, permitindo que a população possa criar uma identidade próxima com o património, conhecendo as suas raízes e orgulhando-se da descoberta.

Conteúdo atualizado em5 de fevereiro de 2026às 10:30
Partilhar
Top