Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Câmara Municipal de Arcos de Valdevez

Chris Eckman (EUA) na Casa das Artes

22 Maio 2015

22 de Maio

Sexta às 22h00

Auditório da Casa das Artes

CHRIS ECKMAN (EUA)"Harney County"

(Pré-venda e reserva de bilhetes a partir de 18 de Maio, preço único: €5,00)

Chris Eckman já percorreu um longo caminho desde o seu início com os Walkabouts em Seattle (EUA). Tornou-se num sábio musical produzindo sons atmosféricos e palestras sobre a natureza da música, em várias comunidades.

É gratificante ter um novo trabalho a solo que celebra a paisagem do clássico americano. Os sons atmosféricos foram sempre o forte de Eckman, com grandes temporadas vividas na Europa central, África e USA, absorvendo os mistérios e histórias de sobreviventes do século 20 .

Harney County, nome do seu último trabalho discográfico, é em Oregon, na fronteira com Nevada. Segundo a Wikipedia, havia no ano 2000 7.609 pessoas em 10.226 quilómetros quadrados, uma densidade populacional de uma pessoa por quilómetro quadrado. Um lugar bastante vazio. Eckman descreve um fascínio pelo lugar depois de ler o livro de William Kettridge.

Este álbum é a sua tentativa de pintar um retrato sonoro do lugar; originalmente imaginou o disco a soar como "Nebraska", se tivesse sido um álbum de dub. Não é bem isso, são mais músicas impressionistas que evocam sobretudo paisagens desertas.Eckman produziu o álbum acompanhado por contrabaixista Ziga Galeb. O som das guitarras e o contrabaixo dominam o álbum, enquanto a sua voz meio rouca, por vezes cantada, por vezes meio falada, narra e cativa como um contador de histórias que nos hipnotiza. As histórias retratam uma luta entre o homem e a natureza. A estrada acena em todo o álbum, particularmente na longa narrativa de Rock Springs.

A crítica considera " Harney County" como "um álbum tremendo", recebendo as melhores criticas vindas de todo o mundo.Este será, com toda a certeza, um momento memorável destes 15 anos de programação da Casa das Artes arcuense.

Local:
Auditório da Casa das Artes
Conteúdo atualizado em25 de outubro de 2024às 15:08
Partilhar
Top