Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Exposição Arcos de Valdevez 50 anos de Abril

25 Abril a 30 Junho 2024
Exposição Arcos de Valdevez 50 anos de Abril
Adicionar a calendário 2024-04-25 00:00:00 2024-06-30 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição Arcos de Valdevez 50 anos de Abril Casa das Artes

A Câmara Municipal, através dos seus Serviços de Cultura, elaborou uma exposição onde são descritos os acontecimentos políticos vividos desde o dia da revolução, 25 de abril de 1974, ao dia das primeiras Eleições para os Órgãos das Autarquias locais, 12 de Dezembro de 1976, constituída por 24 painéis gráficos e uma projeção vídeo.

Focando as movimentações cívicas e políticas desses 2 anos e 8 meses, a exposição relembra os principais eventos e traz para a luz do dia outros factos menos conhecidos, dando a conhecer os protagonistas arcuenses do efervescente processo para a transição democrática. Passo a passo, são relatadas as assembleias e os plenários, organizados por entidades formais como a Câmara Municipal, a Comissão Administrativa e os partidos políticos.  

Numa primeira fase a exposição estará patente no Foyer da Casa das Artes até 30 de junho, sendo que ainda durante o ano irá itinerar por outros locais do concelho, como escolas e freguesias.

Local:
Casa das Artes
Informação adicional:

Esta exposição foi elaborada pelos Serviços de Cultura da Câmara Municipal e o grupo de trabalho do Portal da Memória Arcuense, e reúne conteúdos existentes no Arquivo e na Biblioteca Municipais (livros jornais, atas, fotografias, registos sonoros) e conteúdos fornecidos por entidades externas, sobretudo fotografias, cedidos por arcuenses que viveram o 25 de Abril na primeira pessoa, ou pelos seus familiares. Nesta linha, foram também realizadas pesquisas junto de outras entidades nacionais.

Top