Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Exposição Livros que Abril Abriu

27 Abril a 31 Dezembro 2024
Exposição Livros que Abril Abriu
Adicionar a calendário 2024-04-27 00:00:00 2024-12-31 00:00:00 Europe/Lisbon Exposição Livros que Abril Abriu Evento

LIVROS QUE ABRIL ABRIU
Exposição bibliográfica e documental a partir da coleção particular de António Nogueira

A partir do espólio bibliográfico de António Nogueira, um economista do Porto que escolheu Cabana Maior para aí fixar a sua residência de férias, foram selecionados um conjunto de livros, jornais e revistas, panfletos, manifestos e outros documentos.  Uma mostra composta por centena e meia de títulos, retirada da vasta coleção pessoal, que revela a curiosidade e interesse por temas políticos e económicos que, apesar da Censura, o jovem estudante de Economia da Universidade do Porto, começou a cultivar durante a década de 1960 e que foi alargando ao longo dos anos. 

Seguindo um percurso cronológico, foi possível mapear o circuito do livro, através do mundo editorial e do mercado livreiro, de modo esclarecer o público acerca das dificuldades no acesso a obras proibidas pelo regime de Salazar e de que forma é que essa proibição foi ultrapassada pelos editores, livreiros e leitores.

A mostra evidencia, num primeiro momento, as traves mestras do pensamento teórico, traduções das obras de Engels, Marx, e as diversas apropriações internacionais desse pensamento politico, económico e sociológico, (Comunismo Soviético, Maoismo) através de edições em língua portuguesa publicadas e postas a circular clandestinamente em Portugal.

Num segundo bloco temático a exposição foca-se em Portugal. Um conjunto de jornais e revistas de Abril de 1974 cuidadosamente guardados pelo colecionador trazem para o presente o quotidiano de 1974 e 1975 e revelam os instantâneos captados a frio pela imprensa nacional. Numa outra secção exibem-se materiais fundacionais e propagandísticos dos principais partidos políticos que, da esquerda à direita, saíram da clandestinidade ou foram criados após o 25 de Abril.

Um exemplar da Constituição de 1976 ocupa uma vitrina para maior destaque e visibilidade.

A exposição conta ainda com inúmeros livros sobre diversos temas importantes para a formação da jovem Democracia, Educação, Reforma agrária, Descolonização, Economia, ….e para terminar com humor e boa disposição, um conjunto de publicações satíricas e humorísticas que a Liberdade na imprensa fez florescer.

A mostra estará em exibição até 31 Dezembro de 2024

Agradecimentos : A Manuela Nogueira pela cedência do espólio,

Ficha técnica:

  • Concepção - Catarina Viana e Nádia Esteves
  • Design - Mónica Rego
  • Textos - Catarina Viana e Nádia Esteves
  • Enquadramento histórico - Jacinto Rodrigues e Rosa Oliveira
Top