Passar para o Conteúdo Principal
Facebook Instagram Twitter Youtube Linkedin RSS
Logotipo CM Arcos de Valdevez

Ciência no Feminino Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência: Centro Ciência Viva dos Arcos reúne mulheres e raparigas na Ciência

10 Fevereiro 2024
Ciência no Feminino Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência: Centro Ciência Viva do...
img_0751
img_0776
img_0787
img_0832
img_1201
img_1208
img_1222
img_1247
img_1264
presidente
Adicionar a calendário 2024-02-10 09:30:00 2024-02-10 18:00:00 Europe/Lisbon Ciência no Feminino Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência: Centro Ciência Viva dos Arcos reúne mulheres e raparigas na Ciência Evento

Sábado, dia 10 de fevereiro assinalamos o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, com uma “Conversa no Feminino”.

Ser cientista e investigadora no feminino e igualdade de género na Ciência é o mote desta conversa, que conta com mulheres e raparigas de diferentes áreas da ciência, que diariamente, contribuem para o avanço da ciência e alunas do nosso agrupamento de escolas que são inspiradas por cientistas a seguir o mesmo caminho. Entre as convidadas presentes, temos a honra de receber Elvira Fortunato, que se associou a este evento, na dupla qualidade de mulher/Investigadora e responsável pela tutela da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em Portugal.

A sessão de abertura conta com as intervenções do Diretor do Centro Ciência Viva dos Arcos, José Carlos Fernandes, o Presidente do Município, João Manuel Esteves, e Pedro Cunha, Diretor Geral da Educação.

Num segundo momento, iremos celebrar os protocolos de parceria entre o Centro Ciência Viva dos Arcos e 13 Agrupamentos de escolas com Clubes Ciência Viva, de forma a reforçar a ligação e articulação entre o ensino formal e não formal.

O evento termina com o lançamento da segunda edição do livro “Raparigas na Ciência”, por Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva. Este livro reúne o testemunho de 100 estudantes, de norte a sul do país, que têm demonstrado o seu interesse pelas áreas da ciência e da tecnologia, inspirando as novas gerações a seguir percursos académicos e profissionais nas diferentes áreas científicas.

A celebração deste dia é um momento importante de partilha entre as cientistas e a comunidade, acerca do seu contributo no progresso da ciência e da Sociedade e uma forma de alertar para as desigualdades de género que afetam, tanto o acesso de mulheres e raparigas às áreas da ciência e tecnologia, como as suas carreiras nestes domínios.

Top